Vá e Faça Discípulos
Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes havia designado. E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns duvidaram. Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mateus 28:16-20, NAA)
Não sei quanto a você, mas existem momentos em que estou preparando um estudo bíblico, ou estou no meio de uma aula, e no meu interior, ocorre o seguinte pensamento, “Quem você pensa que é para ensinar a Bíblia? Com todos os seus fracassos e falhas, você não acha que deveria deixar isso para outra pessoa, alguém mais capacitado?” Esses pensamentos me atormentam, e pode ser difícil lidar com eles, especialmente se eu estiver me sentindo desanimado com o andamento do meu ensino. Estou tão profundamente familiarizado com minhas próprias limitações e com minha natureza pecaminosa que parece ridículo pensar que estou à altura da tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Mas, isso me ajuda a ver como Jesus chamou e usou outras pessoas com suas próprias limitações e falhas.
Aprecio essa passagem no final do Evangelho de Mateus. É um incentivo tão poderoso e cheio de esperança para a minha alma. Vemos Jesus, após Sua ressurreição, reunindo Seus onze discípulos na Galileia a fim de comissioná-los para seus futuros ministérios. Esses são os mesmos discípulos que não entenderam a natureza de Seu reino, que discutiram sobre quem seria o maior em Seu reino, que fugiram quando Ele foi preso e que se esconderam com medo após Sua morte. Mesmo agora, quando eles se reuniram em torno de Jesus ressuscitado, diz-se que alguns duvidaram. Eles estavam com Jesus bem na frente deles, e alguns duvidaram. No entanto, Jesus lhes diz que, por Ele ter toda a autoridade no céu e na terra, eles deveriam ir e fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que Ele lhes ordenou.
Nenhum desses discípulos havia conquistado o direito de ensinar em nome de Jesus. Nenhum deles foi aprovado no curso ou ganhou pontos suficientes de retidão para assumir o papel de professor. Pelo contrário, é pelo fato de toda a autoridade estar nas mãos de Jesus que Ele pode chamá-los, e também a nós, para servi-Lo ensinando, mesmo tendo falhado no passado, e carregando dúvidas e medos no presente. É por Sua graça que chegamos à fé salvadora nEle, e é por Sua graça que somos capazes de estudar as Escrituras e ensinar aos outros o que Jesus quis ensinar - não porque compreendemos muito bem ou façamos muito bem. Nos constrange e surpreende pensar que Deus poderia confiar àqueles onze discípulos naquela época, e a pessoas como você e eu hoje, a tarefa de ir e fazer discípulos, e ensiná-los tudo o que Jesus ordenou. Reconhecer essa “Grande Comissão” que Jesus nos confiou me motiva a fazer o meu melhor, sabendo que, em última análise, o Espírito Santo é Aquele que nos ensina tudo por meio da Palavra de Deus.
Essa passagem destaca mais um aspecto que também é muito importante para mim. Ensinar pode ser uma experiência muito solitária às vezes. Na maior parte do tempo, estudamos por conta própria para liderar um estudo bíblico. Quando lideramos, geralmente o fazemos como o líder principal do grupo, responsável pelo andamento do estudo. Não costumamos passar muito tempo com outras pessoas que estão liderando outros grupos de estudo bíblico, por isso podemos nos sentir bastante isolados, como se estivéssemos sozinhos. Mas, Jesus assegura a Seus discípulos que, ao realizarem esse ministério de fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los, eles não estariam sozinhos. Ele diz: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”. Isso deve ter sido um consolo para eles, mesmo que mais tarde tenham lamentado o fato dEle tê-los deixado ao subir ao céu.
O final dos tempos ainda não chegou, e o ministério de fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los continua. Assim como os discípulos do passado, Deus continua a chamar pessoas como você e eu, indignas, mas que receberam graça para a tarefa, para esse mesmo ministério. Ao fazer isso, Ele promete que nunca estamos sozinhos, que Ele está sempre conosco e que sempre temos a capacidade de recorrer a Ele para obter mais graça, sabedoria, discernimento e força para os ministérios para os quais Ele nos chama.
Enquanto você reflete a respeito dessa passagem maravilhosa e fundamental para nossos ministérios de estudo da Bíblia, agradeça a Deus pelo Evangelho, por Sua incrível graça que o salvou e por essa mesma graça que o sustenta ao fazer discípulos, batizá-los e ensinar-lhes tudo o que Jesus ordenou. Saiba que Jesus está com você, sempre e em todo lugar, até o fim dos tempos! Você nunca está sozinho ao ensinar. Que sua consciência da presença dEle cresça e o motive ao servir!
Senhor Jesus, obrigado por Sua graça que me salvou e que me permite assumir responsabilidades como líder de um estudo bíblico. Eu nunca ousaria fazer isso sozinho, por isso sou grato por estares presente comigo. Ajuda-me a estar atento a Ti ao preparar minhas lições e ao liderar o estudo. Por favor, usa-me apesar de meus fracassos e falhas. Ensina-me e transforma-me para que, ao ensinar outras pessoas, a realidade daquilo que estou ensinando seja clara. Dá-me um coração voltado para as nações e ajuda-me a fazer discípulos onde quer que o Senhor me leve. Que assim eu possa honrá-lo. Amém.
Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved