Você Me Ama? Apascente Minhas Ovelhas

Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?” Ele respondeu: “Sim, o Senhor sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Apascente os meus cordeiros”. Jesus perguntou pela segunda vez: “Simão, filho de João, você me ama?” Ele respondeu: “Sim, o Senhor sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Pastoreie as minhas ovelhas”. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez: “Você me ama?” E respondeu: “O Senhor sabe todas as coisas; sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Apascente as minhas ovelhas”.

(João 21:15-17, NAA)

Não consigo imaginar quão devastador deve ter sido para Pedro quando ele se viu, temendo pela própria segurança, negando jamais ter conhecido a Jesus (João 18). Isto ocorreu logo após Jesus ter sido preso e levado ao sumo sacerdote para ser interrogado. Também aconteceu tal como Jesus havia predito, e Pedro, “a Pedra,” apesar de seus protestos de que isso jamais aconteceria, se viu desfeito como areia sob pressão. E não aconteceu apenas uma vez, mas três vezes, atingindo a sua alma vez após vez a medida em que ele negava ser um dos discípulos de Jesus. Não consigo imaginar a dor, a confusão, o medo, a culpa e a vergonha que Pedro sentiu. É demais para suportar!

Não consigo imaginar quão transtornado Pedro deve ter se sentido quando três dias depois ele correu com João até o túmulo de Jesus e o encontrou vazio, e quando mais tarde, naquele mesmo dia, quando o Cristo ressurreto apareceu aos discípulos reunidos a portas fechadas e disse: “Paz seja convosco” (João 20). Aconteceu tal como Jesus havia dito que seria, e Pedro, [que pensou ter acabado com sua vida]{.mark}, descobriu que ela estava apenas começando, e que Jesus estava enviando [a]{.mark} ele e [aos]{.mark} outros discípulos como apóstolos (“os enviados”) para proclamar o evangelho de perdão dos pecados. Não consigo imaginar o espanto, a confusão, a alegria e o deslumbramento que Pedro experimentou. É demais para assimilar, bom demais para ser verdade!

E agora, alguns dias depois, Jesus aparece a muitos dos discípulos enquanto estes pescam no Mar de Tiberíades e providencia uma pesca maravilhosa de peixes. Pedro, em sua pressa para estar com Jesus, salta na água e nada até a margem. Ali eles encontram Jesus lhes oferecendo a primeira refeição do dia e ao terminarem, Jesus se volta para Pedro com uma pergunta difícil e incisiva: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?”

Eu não consigo imaginar como Pedro se sentiu quando Jesus começou a questionar seu amor por Ele. Eu suspeito que um pouco da vergonha e culpa passadas retornou, especialmente uma vez que Jesus fez a mesma pergunta três vezes, [ecoando]{.mark} as três negações no pátio do sumo sacerdote depois que Jesus foi preso. Mas, o Senhor não apenas [espalhou]{.mark} sal na ferida aberta e deixou Pedro mergulhado em sua vergonha. Pelo contrário, Ele deu ao discípulo uma tarefa simples [a]{.mark} cumprir, por meio de seu amor por Jesus: [“Apascenta as minhas ovelhas”,]{.mark} [“Apascenta as minhas ovelhas”, “Apascenta as minhas ovelhas”.]{.mark}

Eu considero essa passagem profundamente encorajadora a medida em que reflito na graça e [no]{.mark} perdão de Deus em minha própria vida, e como, apesar de todas as minhas falhas e pecados, Jesus ainda me chama, como fez com Pedro, a [apascentar]{.mark} Suas ovelhas. Por causa de Sua misericórdia e graça, Jesus perdoa meus pecados e me chama para proclamar este evangelho de perdão a outros como um ato de amor. Eu não preciso ser perfeito ou “bom o suficiente” para ensinar aos outros a respeito da graça de Deus; na verdade, é exatamente porque um dia eu precisei e recebi o perdão de Deus que hoje eu tenho algo maravilhoso para compartilhar com os outros. O Senhor deu a Pedro uma [missão]{.mark}, um chamado a cumprir, motivado pelo amor a Jesus, e esse mesmo chamado está disponível a mim e a você hoje.

Você ama a Jesus? Uma maneira pela qual você pode demonstrar seu amor por Ele é ensinando aos outros a respeito dEle, acerca de Sua vida, ministério, ensinamentos, morte sacrificial e ressurreição para trazer perdão e vida nova a todos que creem.

O seu ensino é um ato de amor por Jesus ou por acaso você perdeu esse senso de amor em meio aos desafios do [chamado]{.mark}? [.]{.mark}

Separe um tempo para refletir outra vez na história do evangelho e admirar o maravilhoso amor e graça de Deus demonstrados a você por meio de Jesus Cristo, uma graça que “salvou alguém [como eu]{.mark}”, como disse o pastor John Newton, antigo mercador de escravos. Ele também sabia o que significava ter sido perdoado e chamado para “apascentar as minhas ovelhas”. Este pode ser o seu chamado também.

Enquanto prepara seu próximo estudo bíblico, separe um tempo para refletir outra vez na “Preciosa Graça” de Deus, demonstrada a você por meio de e em Jesus Cristo. Permita que isso [desperte]{.mark} em seu coração um amor mais profundo por Deus, um amor que deseja contar aos outros, ajudando-os a também conhecer a graça de Deus e a aprender como viver dentro dessa graça!

Pai, obrigado pela maneira como Jesus perdoou Pedro por tê-lo negado e o chamou para um ministério de apascentar suas ovelhas. Confesso que eu também tenho falhado contigo e não sou digno de Te servir, e sou profundamente grato por sua graça, perdão e chamado para apascentar seu rebanho. Que eu o faça movido por um forte amor por Ti e um amor por seu rebanho. [Onde quer]{.mark} que meu amor por Ti tenha se esvaído, me faz lembrar de seu grande amor por mim e move meu coração a um amor mais profundo que impacta tudo o que eu faço em minha caminhada Contigo, inclusive meus ensinamentos. Enquanto faço isso, que outras pessoas possam enxergar o Seu amor por eles de maneira mais clara e responder com fé à graça que eu, assim como Pedro, tenho experimentado de Ti. Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora