Uma Geração Contará Tuas Obras à Outra
Eu te exaltarei, ó Deus meu e Rei; bendirei o teu nome para todo o sempre. Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre. Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável. Uma geração louvará à outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos. Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade e nas tuas maravilhas. Falarão do poder dos teus feitos tremendos, e eu anunciarei a tua grandeza. Divulgarão a memória da tua imensa bondade e com júbilo celebrarão a tua justiça. (Salmo 145:1-7, NAA)
Você já ficou tão empolgado com algo bom que aconteceu com você que mal podia esperar para contar a alguém? Conseguir um novo emprego, ficar noivo, o nascimento de um bebê ou de um neto são coisas boas demais para serem guardadas só para nós. Gostamos de compartilhar boas notícias com outras pessoas, e isso aumenta nossa alegria quando elas se alegram conosco.
Neste salmo, o autor é tomado pela grandeza de Deus. Ele procura palavras para descrever como Ele é maravilhoso. Ao refletir sobre as obras de Deus, ele acumula elogios aos “atos poderosos”, “obras maravilhosas” e “feitos impressionantes” de Deus. Repetidamente, ele declara a grandeza, a glória, a majestade, o poder, a bondade e a justiça de Deus. Meditar acerca do esplendor e as obras maravilhosas do Senhor o afeta profundamente. Como resultado, ele não consegue guardar isso para si mesmo, declarando a grandeza de Deus a outras pessoas. E vemos um “efeito multiplicador” quando uma geração elogia as obras de Deus para outra, declara Seus atos poderosos, fala dos feitos impressionantes de Deus, declara a Sua bondade e canta Sua justiça.
Muitas coisas boas podem advir do estudo da Bíblia com outras pessoas. Aprendemos mais a respeito de Deus, mais acerca do Evangelho, sobre como viver como filhos de Deus - tudo isso são coisas boas e, como o salmista, devem nos motivar a adorar o Deus magnífico sobre o qual aprendemos em Sua Palavra. Se isso não acontecer, então estamos fazendo algo errado ou nosso coração não está respondendo como deveria. Gosto de como Bill Smith coloca isso em sua postagem ”Theology to Doxology” (Teologia à Doxologia, tradução livre).
O fim da teologia é a doxologia. O deleite amoroso na adoração é o objetivo de todo conhecimento de Deus. Seja na Escola Dominical ou no seminário, seja na leitura particular ou no estudo público das Escrituras, se nosso conhecimento não nos leva ao louvor, então não compreendemos Deus de fato.
Estou ciente de que muitos de nós, pastores, podemos transformar a ortodoxia em anemia em nossos ensinamentos teologicamente substanciosos. Alguns de nós gostam do estímulo intelectual e do pensamento de estar certo e, é claro, podem entediar as pessoas até a morte. Que vergonha se não conduzirmos nosso povo pelas profundezas de uma carta como Romanos e dermos a ele todos os motivos para explodir em louvor. ( https://kuyperian.com/theology-to-doxology/, acesso em 29/2/2018)
“Romper em louvor”. Amo essa ilustração! Quando foi a última vez que seu grupo de estudo bíblico terminou o tempo de estudo com uma canção de adoração a Deus? Há quanto tempo seu grupo não encerra o estudo com uma oração apaixonada de louvor por causa daquilo que aprenderam sobre Deus e Suas obras poderosas? Isso pode ser um transbordamento natural do coração ao aprender sobre Deus e Suas obras.
Esse tipo de adoração sincera também leva a outro bom resultado - o desejo de contar aos outros sobre a maravilha, a bondade e a justiça de Deus. Quando nosso coração se envolve em adoração em torno do que estamos aprendendo sobre Ele, ficamos mais dispostos a compartilhar isso com os outros. ”Uma geração louvará à outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos”. A realidade é que não compartilhamos o que não nos entusiasma. Ao estudarmos juntos, se envolvermos apenas nossa mente, mas não nosso coração, ainda assim poderemos aprender algo, porém isso não nos levará a adorar ou testemunhar. Para o salmista, isso seria inimaginável.
Ao se preparar para liderar seu próximo estudo bíblico, reflita em maneiras de compartilhar com o grupo o seu entusiasmo pessoal pelo caráter e pelas obras poderosas de Deus. Procure maneiras de incluir canções de adoração e respostas de oração com aquilo que o grupo está aprendendo. Tente envolver os corações e as mentes deles e incentive um espírito de adoração enquanto estudam juntos. Como parte de sua própria preparação para liderar o estudo, reserve um tempo para meditar acerca do caráter e das obras maravilhosas de Deus. O incentivo a esse espírito de adoração começa dentro de você!
Pai, perdoa-me pelas vezes em que me contento em aprender algo novo em Sua Palavra sem uma resposta de louvor e adoração a Ti. Desperta-me para a maravilha de Sua bondade, justiça e graça, e leva meu coração a adorar e a compartilhar Seus incríveis atos de amor em favor de Seu povo. Ajuda-me a liderar e ensinar de forma a mover corações e mentes, para que “rompamos em louvor” por causa de quem o Senhor é e daquilo que fez por nós, por mais indignos que sejamos. O Senhor é digno desse louvor! Amém.
Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved