Sua Lei Está em Meu Coração
Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres. Então eu disse: “Eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito; agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; a tua lei está dentro do meu coração.” Proclamei as boas-novas de justiça na grande congregação; jamais cerrei os lábios, tu o sabes, Senhor. Não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua graça e a tua verdade. (Salmo 40:6-10, NAA)
Geralmente, eu sou uma pessoa dinâmica. Embora eu consiga desfrutar de uma manhã tranquila, tenho dificuldade em ficar parado por muito tempo, e minha mente logo começa a pensar na próxima tarefa que cumprirei ou no evento do qual vou participar. Gosto de planejar com antecedência, estudar o que vou ensinar na minha próxima aula de estudo bíblico, esboçar planos para futuras oportunidades de ministério. Até certo ponto, acredito que isso pode ser um dom e um reflexo de como Deus me criou, mas também reconheço que não é tudo que é importante em minha caminhada com Deus. Ele deseja um relacionamento comigo, não apenas meu serviço.
Amo a maneira como essa passagem começa: “Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos;” Deus não está somente interessado naquilo que posso fazer ou oferecer à Ele, mas me convida a vir e conversar com Ele. Deus é o “Grande Ouvinte”. O Senhor me oferece ouvidos abertos, a oportunidade de sentar com Ele e conversar sobre o que está acontecendo em minha vida e no mundo ao meu redor. Esse é um presente maravilhoso e preciso desacelerar o suficiente para recebê-lo e aproveitá-lo.
Essa passagem também destaca a maneira como Deus deseja usar Sua Palavra para impactar a mim e meu ministério com os outros. A Lei de Deus, Suas Escrituras, não são apenas diretrizes e padrões externos que devo aprender e seguir. Elas são uma força que o Espírito Santo pode usar para moldar meu coração e minha vontade, de modo que as coisas que Deus ama e deseja se tornem cada vez mais meu próprio prazer. Devo absorver a lei de Deus e meditar sobre ela, para que o Espírito Santo possa escrevê-la em meu coração, moldando seus os desejos e suas motivações. Minha obediência então se torna uma questão de amor, não de medo - feita de bom grado, não a contragosto. Essa é a real transformação, algo que Deus deseja para todos os que querem liderar e ensinar os outros.
Por fim, essa passagem me recorda que, quando se trata de ensinar e liderar outras pessoas no estudo da Bíblia, Deus é o herói da história que compartilhamos. Devemos celebrar o caráter dEle e as ações dEle. O salmista, tão impressionado com a maravilha do que Deus fez pelo Seu povo, não tarda em compartilhar com os outros acerca da libertação, da salvação, do amor inabalável e da fidelidade de Deus. O salmista pode ter refletido a respeito da libertação de Israel por meio de Deus durante o Êxodo, ou talvez sobre exemplos mais recentes da proteção e da salvação dEle. Embora possamos compartilhar desse mesmo entusiasmo, deste lado da cruz somos dominados pela misericórdia e pela graça que Deus nos mostrou na morte de Cristo por nós para nos salvar. Como Paulo escreveu para a igreja em Roma,
“Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente alguém morreria por um justo, embora por uma pessoa boa alguém talvez tenha coragem para morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores”. (Romanos 5:6-8, NAA).
É essa misericórdia e graça, esse amor inabalável, essa fidelidade de Deus que reconhecemos e afirmamos em Sua Palavra. Ao refletirmos sobre isso, não podemos permanecer em silêncio. Como o salmista, somos compelidos a compartilhar a grandeza de Deus com os outros, contando as boas novas de Sua libertação, Sua fidelidade ao Seu povo, tanto no passado quanto hoje. Afirmamos Seu amor inabalável, mesmo quando não o sentimos necessariamente ou não nos sentimos dignos dele.
Como as palavras do salmista ecoam em seu coração? Você está encontrando tempo para perceber os “ouvidos abertos” de Deus e conversar com Ele regularmente? A Palavra de Deus está moldando seus amores e desejos, definindo seu coração para ser mais parecido com o dEle? Você está animado para compartilhar sobre a libertação de Deus, Sua fidelidade e Seu amor inabalável? Se você se sente fraco nessa área neste momento, busque a Deus por meio da oração e da Sua Palavra e deixe que Ele renove seu coração até que você não consiga ficar calado sobre Sua maravilhosa misericórdia e graça em Cristo!
Pai, sou muito grato pelo fato de que O Senhor está com os ouvidos abertos. Por favor, ajuda-me a aproveitar essa dádiva todos os dias. Obrigado por desejar um relacionamento comigo e também a oportunidade de moldar o meu coração mais do que qualquer atividade que eu possa realizar para O Senhor. Seu amor é avassalador! Por favor, ajuda-me a não ficar em silêncio, mas a compartilhar Sua salvação com aqueles que precisam ouvi-la. Que Sua fidelidade e Seu amor inabalável sejam tão reais para mim que se tornem o foco central do meu ensino. Dessa forma, que O Senhor seja glorificado e celebrado! Amém.
Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved