Sendo Transformados pela Renovação de Nossas Mentes

Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros. Temos, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se é profecia, seja segundo a proporção da fé; se é ministério, dediquemo-nos ao ministério; o que ensina dedique-se ao ensino; o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com generosidade; o que preside, com zelo; quem exerce misericórdia, com alegria. (Romanos 12:1-8, NAA)

Essa tem sido uma passagem fundamental na minha caminhada com Deus, e para meu ministério de ensino. Repetidas vezes, Deus me traz de volta a ela e faz muito bem à minha alma ler e lembrar de suas verdades importantes. Há um fluxo nessa passagem, naquilo que ela nos chama a fazer - lembretes importantes, diversas vezes, à medida que busco o chamado de Deus em minha vida. Convido você a refletir comigo sobre alguns aspectos-chave da passagem.

Pelas misericórdias de Deus. A passagem começa com o reconhecimento da misericórdia e da graça de Deus que vem a nós através da fé em Cristo Jesus. Todo o restante é possível pelas misericórdias do Senhor, nos chamando à gratidão, e a ter esperança que Deus está agindo poderosamente por nós, em nós e através de nós. Será que estou regularmente separando um tempo para lembrar e admirar as misericórdias de Deus por mim?

Um sacrifício vivo. Minha resposta às misericórdias de Deus deve ser uma de obediência, me dedicando a Ele e a segui-Lo, onde quer que me conduza. Esse é o cerne da adoração - não é minha êxtase emocional, mas meu compromisso com Deus e com Seu Reino. Será que estou regularmente me dedicando à Deus e aos Seus propósitos?

Não vivam conforme… mas deixem que Deus os transforme. Estamos todos sendo transformados por nossas culturas e sistemas humanos que normalmente se rebelam contra Deus. À medida em que me entrego ao Senhor em adoração, eu sou chamado para resistir às forças de “conformidade” ao meu redor e permitir que Deus, através do Espírito Santo, me transforme. A ferramenta primária do Senhor para transformar a minha mente são as Escrituras, então eu preciso ler, estudar, meditar em Sua Palavra, permitindo que Ele me ensine e mude. Será que estou regularmente passando tempo imerso nas Escrituras, para que Deus possa realizar Seu trabalho transformador em mim?

Pense com moderação. Por vezes, nós que estudamos e ensinamos a Bíblia somos tentados a nos orgulhar em razão da grandeza da mensagem que pregamos. Paulo nos humilha, nos lembrando que todos nós somos membros de um Corpo, e que todos temos dons importantes para compartilhar. Somos membros uns dos outros e devemos lutar contra qualquer tentação para nos sentirmos mais importantes do que qualquer um. Será que sou tentado ao orgulho como um professor da Palavra de Deus?

Temos, porém, diferentes dons… utilizamo-nos. Por causa das misericórdias de Deus, Ele nos salvou. Somos chamados para responder como sacrifícios vivos, nos dedicando ao Senhor e Seus propósitos. Para fazer isso bem, precisamos ser transformados pela renovação de nossas mentes. A medida em que Deus realiza Sua obra transformadora, nós não apenas temos um novo relacionamento com Ele, nós temos um novo relacionamento com outros que também são parte do Corpo de Cristo e, juntos, temos um mesmo ministério para realizar. Deus concedeu dons a cada um de nós, e somos chamados para usar quaisquer dons que tivermos para o benefício dos outros no Corpo. Será que meu ensino é uma resposta aos dons concedidos por Deus e Sua orientação, ou apenas uma maneira de alimentar meu próprio orgulho?

O que ensina dedique-se ao ensino. Nós que ensinamos, fomos chamados para isso como uma resposta às misericórdias de Deus, ao seu agir transformador em nós e movidos por uma humilde obediência ao Seu chamado para usarmos os dons que Ele nos deu para o fortalecimento do Corpo de Cristo. Nosso ministério flui de Suas misericórdias, Sua obra transformadora e Seus dons a nós concedidos. Nossa alegria em ensinar é para exaltá-Lo, dando louvor e glória por Sua maravilhosa misericórdia e graça. Onde está a minha alegria quando ensino?

Será que seu ensino flui do agir de Deus em sua vida? Você ensina movido por obediência a Deus à medida que Ele continua Sua obra transformadora em você e te concede dons para abençoar o Corpo de Cristo? Qual é sua fonte de alegria em seu ensino? Eu te encorajo a refletir nessas coisas e a renovar seu compromisso como um “sacrifício vivo” a Deus. Que seu ensino seja um reflexo de Sua obra transformadora!

Pai, obrigado por Suas misericórdias em Cristo Jesus, e Sua habilidade de pegar minha vida, transformá-la e usá-la para os Seus propósitos. Me ajude a encontrar alegria em usar os dons que me concedestes para fortalecer a Tua Igreja. Por favor, livra-me de qualquer senso de orgulho em meu ensino, mas me ajude a reconhecer que tudo isso provém de Ti e é para Te glorificar à medida em que edificas a Tua Igreja. Por favor, continue Sua obra transformadora em mim e me ajude a ser uma bênção para outros que seguem a Ti. Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora