Seja Forte e Corajoso
“Seja forte e corajoso, porque você fará este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar aos pais deles. Tão somente seja forte e muito corajoso para que você tenha o cuidado de fazer segundo toda a Lei que o meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que seja bem-sucedido por onde quer que você andar. Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido. Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.” (Josué 1:6-9 NAA)
Uma tentação que enfrento às vezes é a de pensar que, por compreender uma passagem e ter uma ideia geral de como ela se aplica em minha vida, eu a conheço o suficiente para pular para algo novo. Eu substituí o alvo da obediência por um mais fácil que é o do entendimento. Eu me parabenizo por ter compreendido a passagem e pelo desejo de colocá-la em prática, como se isso fosse o suficiente. Temo que muito de nosso ensino na igreja, sem querer, sustente esse tipo de perspectiva. Nós estudamos uma passagem bíblica, refletimos em sua aplicação, oramos juntos, e depois seguimos cada um em seu caminho. Quando nos reencontramos na próxima semana, não prosseguimos em refletir na lição da semana anterior, mas avançamos para algo novo. Nosso conhecimento e entendimento das Escrituras pode estar crescendo, mas não está sendo acompanhado pela obediência crescente e transformadora.
Nesta passagem, Josué havia se tornado há pouco o líder da nação de Israel enquanto eles se preparavam para entrar na terra prometida por Deus. O Senhor o encoraja a ter a força e a coragem necessárias para obedecer o que Ele ordenasse. Não seria fácil e haveria momentos em que Josué ficaria desmotivado e com medo, então Deus o encoraja a ser forte e corajoso. Para isso, o Senhor volta a atenção de Josué para a Lei que Ele havia dado a Moisés como guia seguro para ele e para a nação. O desejo de Deus é que Josué não apenas conheça e entenda a Lei, mas que a obedeça. Para que ele “tenha o cuidado de fazer segundo toda a Lei que o meu servo Moisés lhe ordenou”. Para fazer isso, Deus instrui Josué a que “medite nela dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nela está escrito”.
Quando sei que vou liderar um grupo de estudo bíblico, algo que eu aprendi é a não me apressar para preparar a lição apenas um pouco antes da aula, mas a dividi-la ao longo de vários dias, separando os dois ou três primeiros dias apenas para ler a(s) passagem(s) várias vezes, pedindo a Deus para me ensinar através delas, e para meditar nelas. Isso dá ao Senhor a oportunidade de me mostrar o que é importante para a minha própria vida e o que é importante para aqueles a quem eu vou liderar ao longo do estudo. O sentido da passagem pode ser claro, mas seu significado para nós neste tempo e lugar podem não o ser, e eu preciso da ajuda de Deus para discerni-lo. Eu leio, medito, e oro para que o Espírito Santo tome essa “Palavra viva” e utilize-a para os Seus propósitos em meio ao Seu povo hoje, inclusive em mim.
Será que você, como líder de estudo bíblico, não está apressando sua preparação? Certa vez, conheci um homem que leu pela primeira vez sua lição bíblica na mesma manhã em que daria aula para a turma da Escola Dominical das crianças. Que triste! Seu ensino havia simplesmente se transformado em uma tarefa a ser cumprida, em vez de uma oportunidade para que Deus ensinasse primeiro a ele e depois o usasse para ajudar as crianças a conhecer mais plenamente o desejo de Deus para elas e como caminhar com Ele mais de perto. Em vez de apressar a preparação, gosto de pensar que a leitura e a meditação na passagem por alguns dias seja como uma “marinada” na Palavra de Deus, deixando-a penetrar e me impactar mais profundamente com o tempo. Gosto muito de cozinhar na grelha, e geralmente marinamos a carne por alguns dias, permitindo que os sabores penetrem na carne. Da mesma forma, ao ler, reler e meditar na passagem que você estudará com seu grupo, convide o Espírito Santo a mostrar a relevância e as implicações dessas Escrituras para você e, depois, para as pessoas que você ensinará. Essa abordagem pode aprofundar o impacto de sua lição, pois Deus usa seu tempo dedicado às Escrituras para orientar sua preparação.
Deus afirma que o sucesso dos esforços de Josué dependem não apenas do seu conhecimento a respeito das Suas instruções, mas também de sua obediência a elas. Deus lhe deu um direcionamento claro e confiável, e, apesar das circunstâncias de Josué serem estressantes, o Senhor o assegura que tudo ficará bem porque Ele próprio estará com Josué, onde quer que ele vá. Essa promessa se aplica a nós, professores, também. Deus nos deu não apenas instrução através de Sua Palavra, Ele também entregou a Si próprio a nós. Ele está conosco enquanto estudamos as Escrituras com outros, disposto a nos ajudar a entender e aplicar o que aprendemos. Por essa razão, Josué pôde ser forte e corajoso ao invés de ficar assustado ou desanimado. Nos dá força e coragem para nossos ministérios de ensino também.
Obrigado, Pai, por me dar Sua Palavra para me guiar em minha caminhada contigo. Ainda mais importante, obrigada por sua presença comigo, enquanto estudo Sua Palavra, enquanto preparo minhas lições, e enquanto lidero meu grupo de estudo. Que eu aprenda a meditar em Sua Palavra para que Tu possas me ensinar e me transformar, e me ajude a compreender melhor o significado das Escrituras àqueles a quem ensino. Além disso, que Sua presença me dê coragem e força para a tarefa de ensinar, sabendo que estás trabalhando em nosso meio pelo nosso bem! Amém.
Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved