Registrada em Nossos Corações
“Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não segundo a aliança que fiz com os seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois eles quebraram a minha aliança, apesar de eu ter sido seu esposo, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no seu coração as inscreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: “Conheça o Senhor!” Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei”. (Jeremias 31:31-34, NAA)
Essa passagem nos dá um belo retrato da amorosa perseverança de Deus para com Seu povo escolhido e Sua persistente fidelidade à Sua aliança com eles, mesmo que a tenham quebrado. Deus reconhece a infidelidade deles, mas continua descrevendo um futuro melhor, no qual Sua lei não é mais algo externo que deve ser aprendido e obedecido, mas sim uma realidade interna e uma influência que molda o comportamento deles.
Um de meus queridos colegas, já falecido, era Robert Saucy. Ele foi professor de teologia em meu seminário por quase cinquenta anos. Durante a maior parte dos últimos dez anos de sua vida, ele trabalhou em seu último livro, Minding the Heart: The Way of Spiritual Transformation (Tratando o Coração: O Caminho da Transformação Espiritual, tradução livre), publicado por Kregel, em 2013. Esse livro oferece uma teologia bíblica do “coração” e explica como ocorre o crescimento e a transformação espiritual. Durante aqueles anos, eu o encontrava com frequência no campus e conversava com ele acerca desse projeto, e compartilhava o quanto estava ansioso para lê-lo quando ele o concluísse. Eu já havia conversado com Bob o suficiente para entender que, na Bíblia, o coração nos representa como pessoas inteiras. Ele inclui aspectos dos quais estamos cientes, bem como aspectos ocultos que somente Deus conhece. O coração é o centro de nossos pensamentos e emoções, e é onde Deus opera para nos transformar. Apreciei o livro dele e sou grato pelo tempo que ele investiu nesse projeto de escrita.
Quando Deus fala por meio de Jeremias, descrevendo a nova aliança que fará com Seu povo no futuro, Ele se concentra em como o relacionamento deles com Ele e com a Lei será diferente. O próprio Deus “a escreverá em seus corações”, tornando a Lei um guia interior, algo com poder capaz de moldar suas atitudes e ações. Além disso, todos conhecerão a Deus e não precisarão ser ensinados sobre Ele. Nós, como líderes de estudos bíblicos, desejamos isso! Queremos ensinar a Bíblia de forma que Deus possa usar para impactar o interior da pessoa, o coração das pessoas a quem ensinamos, para que a Palavra de Deus se torne uma força poderosa em suas vidas. “Guardei a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti”, diz o salmista (Salmo 119:11). Além disso, queremos que as pessoas a quem ensinamos conheçam o próprio Deus, não apenas Sua Lei. Queremos que eles conheçam Deus como justo e como amoroso, misericordioso e gracioso; que Ele é capaz e está disposto a perdoar seus pecados e que Ele não se apega às suas falhas, pelo contrário, Ele não se lembra mais de seus pecados.
Quando Jesus celebrou a refeição da Páscoa com Seus discípulos, Ele tomou o cálice e disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado em favor de muitos, para a remissão de pecados” (Mateus 26:28). Ele estava cumprindo a promessa feita no livro de Jeremias, demonstrando o início dessa nova aliança, alicerçada em Sua morte em nosso favor, para que nossos pecados fossem perdoados. Além disso, ao enviar o Espírito Santo para habitar naqueles que depositaram sua fé nEle, Ele opera poderosamente dentro de nós para tomar as Escrituras e infundi-las em nosso coração. Como líder de um estudo bíblico, oro para que o Espírito Santo pegue as Escrituras que estudamos e as use para provocar uma transformação em nosso coração que nos conduza a um maior conhecimento, amor e obediência a Deus. Reconheço minha própria necessidade de transformação contínua do coração e desejo ver isso acontecer com as pessoas a quem ensino.
Estamos vivendo no “já e ainda não”. Deus realizou Sua nova aliança com todos aqueles que depositam sua fé em Cristo. Sua obra transformadora começou em nosso coração, mas ainda não está completa. Por essa razão, realizamos estudos bíblicos, a fim de que Deus possa tomar Suas Escrituras e escrevê-las cada vez mais profundamente em nossos corações, de modo que o que flui de nossas vidas reflita nosso crescente conhecimento dEle, amor por Ele e obediência a Ele. Um dia, quando Cristo voltar, a necessidade de nossos esforços de ensino acabará. Seremos como Cristo porque Ele completará Sua obra de transformação em nós, e todos conheceremos Deus plenamente e não precisaremos ser ensinados sobre Ele. Até esse dia, continuaremos a liderar estudos bíblicos e oramos para que o Espírito Santo continue Sua obra transformadora. Obrigado por seu investimento em liderar outras pessoas no estudo da Palavra de Deus. Que o Senhor use seu ensino de maneira poderosa, por meio de Seu Espírito!
Pai, anseio pelo dia em que meu próprio coração refletirá Seu poder transformador a fim de me moldar para ser um filho mais fiel. Ajuda-me a estar aberto ao trabalhar de Seu Espírito em meu coração e faça com que aqueles a quem ensino também estejam assim. Ofereço essa oração, atribuída a São Ricardo, bispo de Chichester, Inglaterra (1197-1253), como meu próprio desejo também:
Graças sejam dadas a Ti, nosso Senhor Jesus Cristo,
por todos os benefícios que nos tens dado,
por todas as dores e insultos que suportastes por nós.
Redentor cheio de misericórdia, Amigo e Irmão,
que possamos te conhecer de maneira mais plena,
te amar de maneira mais distinta,
e te seguir de maneira mais achegada,
dia após dia. Amém.
Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved