Proclamando Sua Grandeza à Próxima Geração

A minha boca proclamará a tua justiça;

o dia inteiro contarei os feitos da tua salvação,

ainda que eu não saiba o seu número.

Irei na força do Senhor Deus;

anunciarei a tua justiça, a tua somente.

Tu me tens ensinado, ó Deus, desde a minha mocidade;

e até agora tenho anunciado as tuas maravilhas.

Não me desampares, ó Deus,

agora que estou velho e de cabelos brancos,

até que eu tenha declarado à presente geração a tua força

e às gerações vindouras o teu poder.

(Salmo 71:15-18, NAA)

Meu falecido pai, no final de seus 90 anos, ainda se lembrava de onde estava e o que estava fazendo quando, em 1941, foi anunciado o ataque a Pearl Harbor, desencadeando a entrada oficial dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Ele tinha 20 anos de idade e estava jogando basquete com alguns amigos quando ouviu a notícia pelo rádio. Em poucos meses, ele estava no corpo aéreo do exército, treinando para servir como oficial de comunicações em uma base aérea na Inglaterra. Embora ele não tenha falado muito sobre isso por muitos anos, acabou compartilhando histórias de suas experiências durante a guerra, o que me ajudou a entender e apreciar muito mais do que um simples resumo de fatos de um livro de história poderia oferecer. Foi a experiência que ele viveu, e eu valorizo muito os momentos em que ele compartilhou comigo como a guerra mudou sua vida.

Essa simples experiência me ajuda a entender melhor que liderar outras pessoas em um estudo bíblico precisa ser muito mais do que uma exposição de fatos das Escrituras. Deve ser um investimento pessoal na proclamação da justiça de Deus e de Seus poderosos “feitos [de] salvação” para os outros. O salmista sabe que muitos de seus ouvintes não estavam presentes quando ele viu o Senhor realizar certos “feitos poderosos”, ou o que ele ouviu da geração anterior. A geração mais jovem não sabe o que aconteceu no passado, nem o quanto isso foi significativo na vida do povo de Deus naquela época. Cabe àqueles que estavam presentes compartilhar com a próxima geração o que Ele fez e o que isso revela sobre Seu caráter (justo) e força (poderoso).

Esse tipo de ensino tem um aspecto profundamente pessoal. O salmista disse: ”Tu me tens ensinado, ó Deus, desde a minha mocidade; e até agora tenho anunciado as tuas maravilhas”. Isso é mais do que tão somente transmitir fatos históricos - isso é compartilhar como Deus agiu nele e impactou sua vida. Ao liderar seu grupo de estudo, você está empolgado para ajudá-los a conhecer os “feitos maravilhosos” de Deus na história da salvação das Escrituras? Você também está compartilhando com eles o trabalho de Deus em sua própria vida, os poderosos feitos dEle que te impactaram pessoalmente? Nosso testemunho pessoal do poder contínuo do Senhor para salvar, pode ter uma influência profunda, apontando as pessoas para o Deus poderoso que ainda está trabalhando na vida de Seu povo hoje.

À medida que envelheço, aprecio cada vez mais a última parte dessa passagem: ”Não me desampares, ó Deus, agora que estou velho e de cabelos brancos, até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às gerações vindouras o teu poder”. Tenho um amigo mais velho que atuou em funções ministeriais durante toda a sua vida adulta. Embora tenha se aposentado há muitos anos, aos 80 anos começou a dar um estudo bíblico para homens em sua igreja. Agora ele tem 86 anos e continua firme. Ele deseja ajudar os homens a conhecer de forma mais completa e pessoal o Deus poderoso que age para salvar e que está presente para guiá-los e transformá-los. Ele quer que eles conheçam o caráter justo e a graça salvadora de Deus. Seu ensino não é apenas uma revisão dos fatos da Bíblia, por mais importante que isso seja. Ele é capaz de compartilhar a experiência de uma vida inteira vendo Deus em ação, incentivando os homens de seu grupo a ver a força e o poder do Senhor.

E você? Enquanto ensina, você compartilha a respeito dos feitos poderosos de Deus em sua própria vida? Você está transmitindo histórias do poder de Deus, Seus atos de justiça, tanto das Escrituras quanto da vida do povo de Deus nos últimos tempos? Os dois tipos de histórias são importantes, encorajando a esperança de que o Deus da Bíblia ainda tem poder para salvar hoje.

Pai, Tu realizastes tantos feitos, tanto nas Escrituras quanto em minha própria vida, que eu desejo compartilhar com outros, para que saibam que Tu és poderoso para salvar. Enquanto lidero meu grupo de estudo, nos ajude a vê-Lo em toda a sua retidão e a contemplar o seu grande amor por nós, que o levou a realizar atos poderosos e maravilhosos para nos salvar. Ajude-me a compartilhar acerca de Sua obra em minha própria vida, incentivando aqueles a quem ensino a confiar em Seu poder e amor hoje, em Cristo Jesus. Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora