Perseverança, Encorajamento, e Esperança
Ora, nós que somos fortes na fé temos de suportar as debilidades dos fracos e não agradar a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo; pelo contrário, como está escrito: “Os insultos dos que te insultavam caíram sobre mim.” Pois tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Ora, o Deus da paciência e da consolação lhes conceda o mesmo modo de pensar de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que vocês, unânimes e a uma só voz, glorifiquem o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, acolham uns aos outros, como também Cristo acolheu vocês para a glória de Deus. (Romanos 15:1-7, NAA)
”Por que nos dar ao trabalho de ler ou estudar a Bíblia? Afinal de contas, ela trata de eventos que aconteceram há muito tempo, em uma terra e cultura diferentes. Como isso pode nos ajudar agora? Como isso é relevante para minha vida agora?” Vivemos em uma época em que muitas pessoas são céticas quanto ao fato de a Bíblia ter algo útil a dizer para a vida atual. Em seu entendimento, a Bíblia é uma coleção de histórias do passado - um passado tão diferente do atual que se tornou irrelevante, ou uma coleção de pensamentos agradáveis, mas, com pouco poder de impactar suas vidas para o bem. Diante de tão pouca razão para ler ou estudá-la, por que se dar ao trabalho?
Nesta passagem, Paulo destaca três resultados valiosos da leitura e da atenção à Palavra de Deus, oferecida como dádivas graciosas para nos sustentar nos desafios que enfrentamos em nossa vida. A vida pode ser difícil, mas Deus cuida de nós em meio aos momentos difíceis, e em Sua Palavra podemos encontrar o que precisamos para sobreviver. Paulo diz que tudo o que foi escrito nos dias antigos (as Escrituras) foi escrito para nos instruir e beneficiar. Em seguida, ele se concentra em três resultados de ser instruído pela Palavra de Deus: perseverança, encorajamento e esperança.
Perseverança. O Antigo Testamento traz muitos exemplos de pessoas em circunstâncias difíceis que aprenderam a suportar e esperar pela ajuda de Deus. Abraão e Sara suportaram anos de esterilidade, na esperança de um filho; José suportou anos na prisão antes de ser libertado; Daniel e seus companheiros suportaram anos de serviço na Babilônia e ameaças contra suas vidas; Rute suportou a pobreza com sua sogra, Noemi. No Novo Testamento, vemos outros exemplos: Jesus suportou a cruz por nossa causa; Paulo foi apedrejado e preso várias vezes durante seu ministério; e João foi exilado na ilha de Patmos por sua fé. Deus nos dá Sua Palavra para que possamos ler sobre outros que seguiram a Deus e suportaram muitos desafios.
Encorajamento. Essas histórias do passado fazem algo ainda mais importante do que apenas dar um exemplo de perseverança que podemos imitar. Elas nos encorajam. Podemos ser tentados a nos desesperar, ou desistir, mas quando vemos Deus trabalhando naquelas situações para sustentá-los e ajudá-los a perseverar, isso nos encoraja a confiar nEle e a perseverar em nossas próprias situações adversas. Essas histórias encorajam nosso coração.
Esperança. Por fim, os exemplos das Escrituras e as promessas de Deus de estar conosco em nossas lutas nos dão esperança. A esperança cresce em nós ao lermos como Deus trabalhou na vida de outras pessoas e nos mostra que Deus ainda está presente, ainda é poderoso, ainda é capaz de nos sustentar, assim como sustentou outras pessoas no passado. Essa esperança florescente nos fortalece para suportar as tribulações que enfrentamos pois sabemos que elas não são o fim da história. Nossa esperança repousa em Deus, tanto nesta vida quanto na vida futura.
Como alguém que lidera um estudo bíblico, eu o incentivo a considerar como a sua própria leitura e estudo das Escrituras tem impactado o seu coração. Ela está te encorajando, sustentando, dando esperança, ajudando a suportar desafios e situações adversas? Se a resposta for não, separe um tempo para orar antes de ler e estudar, pedindo a Deus que o ajude a ver exemplos e verdades que podem encorajar seu coração. Deus deseja te encorajar e dar esperança. Ao conduzir seu estudo, você tenta ajudar os outros a enxergar o cuidado gracioso de Deus nas Escrituras? Você os ajuda a serem encorajados por aquilo que leram juntos e a terem esperança em seus próprios desafios? Serem intencionais no tempo de oração juntos pode ser bem útil, concentrando-se em aspectos específicos que estudaram e que os encorajam e lhes deram esperança, e depois louvarem e agradecerem a Deus por eles. Finalmente, é assim que essa passagem encerra - que juntos, em uma só voz, possamos glorificar o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. O encorajamento e a esperança desse tipo nos levam a adorar a Deus, confiar nEle em nossas situações atuais e a louvá-Lo por Seu encorajamento. Oro para que isso se torne cada vez mais o fruto de seu estudo em grupo.
Pai, sou muito grato por Sua Palavra e pelos exemplos e ensinamentos nela contidos que encorajam meu coração e me dão esperança quando estou em circunstâncias adversas. Obrigado pelas garantias de que o Senhor está comigo e é capaz de me sustentar enquanto confio no Senhor e O sigo. Ao liderar meu estudo bíblico, por favor, ajuda-me a compartilhar minha própria esperança em Ti e ajude outras pessoas a enxergarem em Sua Palavra motivos de encorajamento e esperança que podem ajudá-las a suportar quaisquer situações difíceis que possam enfrentar. Juntos, nós O louvaremos e agradeceremos. Que O Senhor seja glorificado em tudo o que fizermos e dissermos! Amém.
Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved