Permanecendo e Dando Muitos Frutos

Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto ele limpa, para que produza mais fruto ainda. Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim. --- Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será feito. Nisto é glorificado o meu Pai: que vocês deem muito fruto; e assim mostrarão que são meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu amei vocês; permaneçam no meu amor. Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. (João 15:1-11, NAA)

Eu cresci em uma antiga casa de fazenda com um pequeno pomar de macieiras, pereiras e cerejeiras. Havia apenas cerca de uma dúzia delas no total. Meus pais não eram agricultores e nunca podavam as árvores, permitindo que crescessem selvagens. Como resultado, grande parte da energia das árvores era destinada ao crescimento de novos galhos, e os frutos que as árvores produziam tendiam a ser pequenos. Por outro lado, havia um pomar de maçãs próximo que era bem cuidado. O fazendeiro podava os galhos das árvores no final de cada inverno e, embora as árvores fossem menores do que as nossas, elas produziam frutas grandes e deliciosas. Elas eram “frutíferas”, como o fazendeiro pretendia.

Deus deseja que nossos ministérios sejam frutíferos para os Seus propósitos. Como um bom jardineiro, Ele verifica a videira e poda os galhos que não são frutíferas para que a energia da videira possa ir para as áreas produtoras de frutos. As videiras mortas devem ser eliminadas, e as videiras em crescimento devem ser podadas para que a energia possa ser usada na produção de frutos, e não apenas no crescimento de videiras longas. Certa vez, tínhamos uma videira de uva em uma treliça que crescia ao longo das calhas, estendendo-se por longas distâncias até o topo da casa. Era decorativa, bonita de se ver, mas esses longos galhos nunca davam frutos. Eles precisavam ser podados para que as uvas pudessem crescer.

Assim como você, quero que meu ministério de ensino seja frutífero para os propósitos de Deus. Quero estudar a Palavra de Deus com as pessoas de uma forma que o Espírito Santo possa usar para fazê-las crescer, para que suas vidas produzam o fruto do Espírito e elas sejam frutíferas ao compartilhar o Evangelho com os outros. Para que isso aconteça, preciso permanecer em Cristo, permanecer em Seu amor por mim e ser obediente ao que Ele me ensina. Preciso permanecer conectado com Cristo por meio da oração, do estudo das Escrituras e da obediência aos Seus mandamentos. Quando faço isso, permaneço em Seu amor, como Jesus obedeceu ao Pai e permaneceu em Seu amor. É assim que o Filho glorifica o Pai, e é assim que você e eu podemos glorificá-Lo também.

Não se engane. Nenhuma função ministerial ou conjunto de responsabilidades substitui nosso próprio relacionamento íntimo com Deus, nossa própria obediência a Ele, o descanso e a permanência em Seu amor por nós. Estudar a Bíblia com outras pessoas, por si só, não dá frutos, pois somente quando estamos conectados à videira é que podemos dar o fruto que Deus procura. Com o tempo, se perdermos essa conexão, Jesus diz que o lavrador corta as vinhas mortas e as queima. Elas perderam a capacidade de frutificar, pois não têm vida dentro de si.

Por outro lado, quando guardamos Seus mandamentos e permanecemos em Cristo, o poder vivificante de Deus está disponível para nos fortalecer e nos guiar para que sejamos frutíferos, inclusive em nosso ministério de ensino. A poda ainda ocorre, cortando o que não contribui para a produção de frutos. Esse tipo de poda traz bons resultados - podemos ver o fruto que cresce e podemos nos alegrar, glorificando a Deus por Sua obra em nós. Dessa forma, experimentamos algo da própria alegria de Jesus em estar conectado ao Pai e ser frutífero em Seu próprio ministério. Ao ter Sua alegria em nós, nossa alegria se torna plena. Jesus quer que entendamos isso e é por isso que Ele nos conta essa parábola.

Como está a sua videira? Você está se mantendo conectado com Deus, permanecendo bem para que Ele possa produzir frutos em sua vida e por meio de seu ensino? Deus tem podado algumas áreas de sua vida que não são frutíferas? Não é uma experiência agradável, mas o resultado final pode aumentar nossa alegria ao vermos como Deus trabalha em nós e através de nós. Continue a caminhar de perto com Deus, permanecendo nEle e em Seu amor por você. Que isso o encoraje nos momentos desafiadores da vida e do ministério!

Jesus, por favor, ajude-me a permanecer continuamente em Ti, obediente aos seus ensinamentos, descansando em Seu amor por mim, para que o Seu amor possa fluir através de mim e dar bons frutos. Quando a poda for realizada, apesar da dor, ajude-me a ver o bem que está produzindo por meio dela, o fruto que cresce, para que eu possa glorificá-Lo e me alegrar. Que meu ensino dê bons frutos por causa de sua vida e de seu amor em mim. Quando isso acontecer, eu lhe agradecerei e o louvarei por sua bondade e graça.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora