Observando a Nós Mesmo e ao Nosso Ensino

Expondo estas coisas aos irmãos, você será um bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que você tem seguido. Mas rejeite as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercite-se, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico tem algum valor, mas a piedade tem valor para tudo, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de vir. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Pois é para esse fim que trabalhamos e nos esforçamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos, especialmente dos que creem.

Ordene estas coisas e ensine-as. Ninguém o despreze por você ser jovem; pelo contrário, seja um exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza. Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, à exortação, ao ensino. Não seja negligente para com o dom que você recebeu, o qual lhe foi dado mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medite estas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem. (1 Timóteo 4:6-16, NAA)

Às vezes, quando leio porções da Bíblia, eu tento imaginar como deve ter sido ser um dos personagens na história. Quando eu era mais novo, por vezes eu imaginava como deve ter sido ser Timóteo, escolhido para liderar sua igreja ainda com pouca idade, vendo Paulo partir para prosseguir com sua jornada missionária. Muito provavelmente, eu teria me sentido profundamente triste por ver Paulo partir e também me sentiria intimidado com a nova responsabilidade para a qual fui comissionado. Paulo entendia pelo menos um pouco do que Timóteo poderia estar enfrentando, e suas cartas tratavam de várias questões que são tão importantes para nós hoje quanto eram para Timóteo.

Nessa passagem, Paulo afirma a solidez do ensino que Timóteo recebeu, lembrando-o de que o objetivo dessa instrução era o preparo em piedade. O objetivo para nós, também, não é sermos espertos ou inteligentes, estarmos por dentro das últimas fábulas profanas e de velhas caducas. Embora isso possa ser interessante e fazer com que uma pessoa se sinta superior às outras, o objetivo de Deus para o nosso treinamento é que nos tornemos mais semelhantes a Cristo e compartilhemos mais do caráter do próprio Deus. A transformação interior é o mais importante, inclusive a nossa própria transformação como pessoas que lideram grupos de estudo bíblico, e ela vem de uma atenção que vai além de apenas conhecer as Escrituras e a boa doutrina. Essas verdades devem impactar a maneira como andamos com Deus, como vivemos nossas vidas à luz das verdades que afirmamos. Paulo demonstrou sua importância na forma como ele e outros trabalharam e se esforçaram por isso, pois haviam colocado sua esperança no Deus vivo, seu Salvador. O Senhor pode realizar isso se depositarmos nossa esperança nEle e em Sua capacidade de trabalhar em nós - um lembrete tão importante para todos nós. Eu sei que preciso disso!

Paulo prossegue incentivando Timóteo a não deixar que sua pouca idade atrapalhe seu ministério, mas, o encoraja a ser um exemplo para os outros, tanto no que diz quanto no que faz, em sua fé em Cristo e no amor a Deus e aos outros, e em viver sua vida de obediência a Deus. As diretrizes de Paulo refletem o que ele escreveu anteriormente sobre a piedade ser o objetivo do treinamento, e ele exorta Timóteo a liderar e ensinar pelo exemplo, não apenas por palavras. Mas as palavras são importantes e têm o poder de ajudar os outros a crescerem em sua fé. Portanto, Paulo pede a Timóteo que se dedique a compartilhar as Escrituras com a igreja reunida, a exortá-los a responder à instrução de Deus e a ensinar-lhes as grandes verdades da Bíblia. Paulo confia no poder de Deus para transformar as pessoas à medida que elas se atentam à Sua Palavra, compreendem-na e respondem a ela. É por isso que nossos próprios estudos bíblicos em grupo são tão importantes. Deus nos encontra quando nos reunimos para ouvir, ler e estudar Sua Palavra, para que possamos responder com fé e obediência. Ele está sempre pronto para trabalhar em nós quando buscamos Sua ajuda para colocar em prática o que aprendemos. Como Timóteo, precisamos nos dedicar ao ministério da Palavra, confiando que, ao fazermos isso, o Senhor está agindo.

Então, Paulo reforça claramente a importância do exemplo de vida de Timóteo para sua capacidade de pastorear outras pessoas. Paulo o exorta a “vigiar bem a si mesmo e ao ensino”. Tanto o exemplo de vida de Timóteo como alguém que Deus está cultivando, quanto a veracidade de seu ensino, são importantes. O exemplo de sua vida é um testemunho do poder e do impacto do Evangelho, e a verdade de seu ensino é fundamental para uma resposta fiel a Deus. Ambos são fundamentais. Deus nos chama hoje a exercer um cuidado semelhante, no exemplo de vida que damos diante daqueles a quem ensinamos e na precisão de nosso ensino em si. Ambos os aspectos são importantes para Deus e ambos afetam aqueles que ensinamos. Que Deus nos ajude a atender bem a ambos!

Pai, sou grato por Sua habilidade de me usar no ministério com outros, não importa a minha idade. Obrigado pelo poder da Sua Palavra para transformar vidas à medida em que Seu Espírito trabalha em mim. Que minha vida como um líder de estudo bíblico revele cada vez mais Seu agir restaurador em mim, me ajudando a viver aquilo que eu compartilho com outros e os exorto a buscar. Ajuda-me a prestar atenção tanto no meu falar quanto no meu andar, para que eu honre a Ti em tudo o que eu disser e fizer. Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora