O Princípio da Sabedoria

Filhos, escutem a instrução do pai; estejam atentos para que obtenham o entendimento. Porque eu lhes dou boa instrução; não abandonem o meu ensino. Quando eu era menino em companhia de meu pai, uma criança inexperiente, mas única aos olhos de minha mãe, ele me ensinava e me dizia: “Que o seu coração retenha as minhas palavras; guarde os meus mandamentos e você viverá. Adquira a sabedoria, adquira o entendimento; não se esqueça nem se afaste das minhas palavras. Não abandone a sabedoria, e ela guardará você; ame-a, e ela o protegerá. O princípio da sabedoria é: adquira a sabedoria; sim, com tudo o que você possui, adquira o entendimento. Valorize a sabedoria, e ela o exaltará; se você a abraçar, ela o honrará. Ela porá um diadema de graça em sua cabeça e lhe entregará uma coroa de glória”. Meu filho, escute e aceite as minhas palavras, e os anos de sua vida se multiplicarão. Eu ensinei a você o caminho da sabedoria e o fiz andar pelas veredas da retidão. Se você andar por elas, os seus passos não se embaraçarão; se você correr, não tropeçará. Retenha a instrução e não a deixe; guarde-a, porque ela é a sua vida. (Provérbios 4:1-13, NAA)

Qual o objetivo de seu ensino e aprendizado? Muitas passagens das Escrituras destacam diferentes tipos de resultados desejados, incentivando-nos a pensar de maneira ampla e profunda a respeito disso. Por um lado, em termos simples, o objetivo do meu ensino é que as pessoas que eu ensino aprendam - mas o que elas devem aprender? É suficiente que eles aprendam as informações que eu desejo que eles saibam? É suficiente que entendam como esse conhecimento pode ser útil? Embora ambos sejam passos importantes ao longo do caminho, o verdadeiro objetivo de liderar um grupo de estudo bíblico é algo muito mais importante e profundamente necessário - sabedoria.

As Escrituras enfatizam repetidamente o valor e a busca sincera da sabedoria, especialmente aqui no livro de Provérbios. “O princípio da sabedoria é: adquira a sabedoria; sim, com tudo o que você possui, adquira o entendimento”. Mas o que é sabedoria e como ela se compara ao conhecimento? O conhecimento é uma informação obtida, mas que por si só não proporciona nenhuma orientação acerca de como deve ser utilizada. Ele não tem nenhum componente ético, nenhum dever. Isso é bem diferente da sabedoria. Em essência, a sabedoria é a capacidade de exercer um bom julgamento, de discernir o que é verdadeiro, correto e bom em uma determinada situação e de agir de acordo com isso. Ela requer a capacidade de avaliar as informações, identificar o que é bom e determinar a melhor maneira de buscá-lo.

No campo da educação, há muita discussão sobre a importância de os alunos desenvolverem habilidades de pensamento crítico. Essas habilidades são, de fato, importantes para ajudar as pessoas a avaliar o que ouvem e leem, a testar para ver se o que lhes é dito é verdadeiro ou não, se os argumentos são sólidos ou enganosos e se as conclusões são válidas ou falsas. Em uma época de “notícias falsas”, essa é uma habilidade essencial. Contudo, por mais importante que seja o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, ele ainda está aquém do entendimento bíblico de sabedoria. A sabedoria se fundamenta no pensamento crítico e acrescenta o aspecto do julgamento moral, buscando enxergar o mundo a partir da perspectiva de Deus e buscando o que Ele julga como verdadeiro e bom. As escrituras nos mostram que a inteligência, o conhecimento e o pensamento crítico na busca de objetivos errados não são sabedoria, mas iniquidade - trata-se da comparação frequentemente feita entre a pessoa “justa” e a pessoa “perversa”. Crescer em sabedoria é o caminho para se tornar uma pessoa justa. Devemos buscar a retidão, mesmo reconhecendo nossa incapacidade de alcançá-la por conta própria. Ninguém além de Deus é totalmente justo, mas somos chamados a imitá-Lo e, por meio da fé em Cristo, recebemos o perdão e a graça de Deus por nossas falhas e desobediência.

A sabedoria permite que a pessoa viva uma vida boa, digna de louvor. “Valorize a sabedoria, e ela o exaltará; se você a abraçar, ela o honrará. Ela porá um diadema de graça em sua cabeça e lhe entregará uma coroa de glória”. Além disso, a sabedoria permite que a pessoa que a possui evite buscas infrutíferas ou prejudiciais, escapando dos resultados ruins que poderiam advir delas. ”Se você andar por elas, os seus passos não se embaraçarão; se você correr, não tropeçará”. A aquisição de sabedoria é tão importante que o final dessa passagem nos diz: ”Retenha a instrução e não a deixe; guarde-a, porque ela é a sua vida”.

É fácil esquecer esse quadro mais amplo e o objetivo a longo prazo de nosso aprendizado e ensino. Peça a Deus que o ajude a manter esse foco e, à luz desse objetivo, a desenvolver seu ensino de forma que ajude aqueles que você lidera no estudo da Bíblia a obter mais sabedoria, não apenas mais conhecimento.

Pai, obrigado por Seu desejo de que eu me torne mais parecido com O Senhor em meu caráter e pelo dom de Sua Palavra e do Espírito Santo para ajudar a realizar isso. Dá-me cada vez mais sabedoria e discernimento para que, à medida que eu conheça mais plenamente a Sua Palavra e a Ti, eu também tenha uma visão mais clara de como viver uma vida que O honre e glorifique e revele a Sua Obra renovadora em meu coração, o que define as minhas ações. Desejo que minha vida mostre tanto Sua graça de perdão quanto seu Poder de transformação. Ensine-me sua sabedoria, eu oro. Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora