O Poder da Palavra Viva de Deus
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas. (Hebreus 4:12-13, NAA)
Liderar um estudo bíblico é como liderar qualquer outra discussão de “clube do livro”? Nós nos reunimos para falar sobre nossa opinião sobre o livro, o que gostamos ou não gostamos, com o que concordamos ou discordamos, nossa interpretação do que o autor está dizendo ou o que mais ele nos faz lembrar? Se considerarmos a Bíblia como um livro como outro qualquer, nossos estudos em grupo podem facilmente se transformar nesse tipo de experiência. Mas a Bíblia não é como qualquer outro livro, e nossa discussão sobre uma passagem precisa refletir nosso entendimento de como Deus usa a natureza única da Bíblia para nosso crescimento espiritual.
Enquanto estudamos as Escrituras para liderar nosso grupo de estudo da Bíblia e ao nos reunirmos nesse tempo de estudo em grupo, acontece algo que difere de qualquer outra reunião de “clube do livro”. Por mais importante que seja, não se trata apenas do fato de a Bíblia ser única como a revelação de Deus para nós. Como cristãos, quando estudamos a Bíblia com o coração aberto, o Espírito Santo, está presente conosco, usando ativamente as Escrituras para sondar nossos corações e mentes, trazendo percepções, mostrando implicações para nossas vidas e nos convencendo de nossa necessidade de responder em obediência. O escritor de Hebreus chama a Palavra de Deus de “viva e eficaz”, e ela é, nas mãos do Espírito Santo que reside em nós. Isso deve fazer toda a diferença na forma como abordamos nosso estudo juntos e também deve impactar a forma como nos preparamos para liderar e ensinar.
Muitas vezes, na preparação para liderar um estudo bíblico, ao ler e estudar uma passagem das Escrituras, o Espírito Santo chama a minha atenção para certos aspectos da passagem, ajudando-me a ver algo a que preciso responder. Às vezes, fornecendo encorajamento, convicção de pecado ou a necessidade de ser obediente ao Seu estímulo, o Espírito me ajuda a ver meu próprio coração e vida em relação ao que estou lendo. Dessas maneiras, a Palavra de Deus penetra diretamente em meu coração, revela sua condição e trabalha para renová-lo e torná-lo mais parecido com o coração do próprio Deus. Em outros momentos, o Espírito me convence de coisas que já reconheci, mas que preciso de Sua ajuda para resolver. Outras vezes, porém, Ele me mostra algo que não enxerguei em mim mesmo, trazendo um novo reconhecimento da necessidade de arrependimento e de uma mudança em meu comportamento. Tudo isso acontece porque o Espírito Santo está presente quando leio e estudo a Palavra de Deus.
Reconhecer essa verdade sobre como Deus trabalha por meio de Sua Palavra em nossas vidas precisa impactar também a maneira como ensino. Ao liderar um estudo bíblico, quero levar o grupo a convidar Deus, por meio do Espírito Santo, a estar presente e a nos ajudar a prestar atenção à Sua obra em nós ao estudarmos Sua Palavra. Quero que o Senhor use Sua Palavra para sondar nossos corações, não apenas para informar nossas cabeças. À medida que crescemos em nossa compreensão do que a Escritura diz e significa, oramos e pedimos a ajuda de Deus para discernir como ela se aplica a nós, o que Ele deseja de nós e como a mensagem dessa passagem precisa impactar nossa vida. Não nos contentamos apenas em saber o que a Bíblia diz e significa; queremos que Deus a use para crescer, amadurecer e nos moldar mais à imagem de Cristo. Nosso ensino deve incentivar essa reflexão mais profunda e a atenção a Deus em meio ao nosso estudo, além de proporcionar tempo para considerar e compartilhar as implicações que Ele está nos ajudando a ver em nossas vidas. É um processo que exige tempo, oração e conversas em conjunto. Se realmente quisermos crescer espiritualmente, será um tempo bem gasto.
Por fim, na próxima vez em que nos reunirmos, pode ser encorajador reservar um tempo para que os membros do grupo compartilhem onde Deus lhes deu oportunidades de viver o que estávamos aprendendo no estudo anterior. Esse compartilhamento ajuda a criar uma expectativa do trabalho de Deus em nossas vidas, e os testemunhos do trabalho gracioso de Deus sempre encorajam o coração, levando-nos a louvá-Lo. Isso nos ajuda a perceber que a palavra viva de Deus não só tem poder para nos mostrar nossa necessidade, mas, nas mãos de Deus, tem poder para nos transformar!
O final dessa passagem destaca o conhecimento íntimo e exaustivo que Deus tem de nós. Não podemos nos esconder Dele nem enganá-Lo. Ele nos conhece melhor do que nós mesmos. Portanto, ao estudarmos, peçamos a Deus que nos mostre como Ele nos vê, para que possamos ver onde precisamos mudar e crescer, e O convidemos a nos guiar nessa transformação. Como escreveu o salmista:
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração,
prova-me e conhece os meus pensamentos!
vê se há em mim algum caminho mau
e guia-me pelo caminho eterno. (Psalm 139:23-24, NAA)
Pai, sou grato por Sua Palavra Viva e seu poder de me ajudar a ver minha necessidade de arrependimento, perdão e transformação pelo Seu Espírito Santo. Por favor, use a Sua Palavra como um instrumento para mostrar a mim e ao meu grupo onde precisamos crescer. Incentive-nos por meio de sua Palavra ao refletirmos sobre seu incrível amor inabalável por nós, sua misericórdia e graça para conosco e sua poderosa obra em nós por meio de seu Espírito. Discipline-nos em seu amor, tranquilize-nos com sua presença e conduza-nos em seu caminho eterno! Amém.
Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved