O Ministério do Espírito Santo em Nosso Ensino

“Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre: é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês”. (John 14:15-17, NAA)

“Tenho dito isso enquanto ainda estou com vocês. Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse”. (João 14:25-26, NAA)

“Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo…” (João 16:7-8, NAA)

“Tenho ainda muito para lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. Ele me glorificará, porque vai receber do que é meu e anunciará isso a vocês. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai receber do que é meu e anunciar isso a vocês”. (João 16:12-15, NAA)

Você já se viu preparando para conduzir um estudo bíblico e teve dificuldades para pensar em como orientá-lo na aplicação da mensagem das Escrituras em suas próprias vidas? Uma coisa é saber o que uma passagem diz e significa, outra é discernir como viver à luz do que ela ensina. Esse é um elemento fundamental no estudo e no ensino da Bíblia, já que nosso objetivo não é apenas um maior conhecimento, mas uma maior fidelidade em viver o que aprendemos. A boa notícia é que Deus nos concedeu uma grande ajuda nessa área!

Em João 14-17, Jesus sabia que a hora de Sua morte estava se aproximando, entretanto ainda havia muita coisa que os Seus discípulos não sabiam ou simplesmente ainda não compreendiam. Nas passagens acima, Jesus lhes assegura que não os deixará sozinhos, e que o aprendizado e o crescimento deles continuarão. Com a partida iminente de Jesus, Ele diz que o Pai lhes enviará outro Ajudador, o Espírito Santo, também apropriadamente chamado de “Espírito da Verdade”, que habitará neles para sempre. Sua função é ensiná-los tudo o que Jesus deseja que saibam e ajudá-los a se lembrarem daquilo que Jesus lhes ensinou. Além disso, havia coisas que eles não estavam prontos para ouvir e compreender durante o ministério terreno de Jesus, mas, o Espírito Santo os guiaria a essas verdades importantes, glorificando Jesus ao fazer isso. Em outras passagens, aprendemos que é o Espírito Santo que está operando para nos transformar mais à imagem de Cristo (2 Coríntios 3:18). Que dádiva maravilhosa!

Esse mesmo Espírito Santo habita nos crentes de hoje, e esse dom pode impactar profundamente a maneira como abordamos a liderança de grupos de estudo bíblico. Esse Espírito Santo estava operando ativamente, conduzindo os autores das Escrituras para que pudéssemos ter a mensagem de Deus para nós hoje. Esse mesmo Espírito habita em nós a fim de nos ajudar a entender melhor como a Palavra de Deus se aplica em nossa vida, estimulando nosso pensamento, convencendo-nos do pecado e ajudando-nos a discernir onde e como precisamos viver o que aprendemos. Como professor, posso pedir o auxílio de Deus para aplicar as Escrituras em minha própria vida, posso orar para que Ele opere no coração das pessoas a quem ensino e também posso ensinar de maneiras que ajudem meu grupo a estar atento à obra de convencimento do Espírito Santo.

Diante disso, descobri algumas coisas que preciso realizar ao preparar minhas aulas e ao ensinar. Primeiro, preciso dedicar um tempo prolongado às passagens que ensinarei a fim de que possa meditar nelas, orar e convidar o Espírito Santo para me ensinar, dando entendimento a respeito de como as passagens impactam minha vida e a vida das pessoas a quem ensinarei. Em segundo lugar, não posso supor que sei como as pessoas precisam aplicar as verdades das Escrituras, portanto, devo separar um tempo e permitir que elas reflitam e discutam isso no grupo. Devemos orar juntos para que o Espírito Santo lhes dê compreensão e um entendimento mais claro acerca da importância das passagens em suas vidas. À medida que diferentes pessoas refletem e falam, Deus usa esse tempo para tocar em nosso coração e nos ajudar a ver coisas que talvez não tenhamos percebido. Muitas vezes, obtive entendimentos importantes em razão de algo compartilhado por outra pessoa do meu grupo. Por fim, devo continuar orando por aqueles que ensino, para que o Espírito Santo os lembre daquilo que leram e ouviram, de modo que o Espírito possa continuar trazendo convicção quando necessário, incentivo e coragem para colocar em prática aquilo que aprenderam. O ensino do Espírito Santo perdura por muito tempo após o término do grupo de estudo, e podemos pedir por Sua obra transformadora ao longo de toda a semana.

Como líder de um estudo bíblico, você não está ensinando sozinho. Deus está presente e opera por meio do Espírito para ensinar, convencer e transformar. Ore para que você aprenda a ser uma parte generosa desse trabalho e continue buscando a orientação de Deus ao se preparar e ao ensinar.

Deus Pai, sou muito grato porque O Senhor nos deu o Espírito Santo, o Espírito da verdade, para continuar a obra de ensino de Jesus em nós. Ajuda-me a estar atento ao Senhor enquanto estudo, para que me convenças e me guies na aplicação apropriada daquilo que aprendo em Sua Palavra. Ajuda-me a lembrar aquilo que aprendi para que, com o tempo, O Senhor possa aprofundar ainda mais esse ensino em meu coração e me transformar plenamente. Por fim, ajuda-me a preparar e ensinar de forma que O Senhor possa cumprir Seus propósitos em nossas vidas. Obrigado por ser nosso mestre. Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora