O Evangelho: Uma Mensagem Simples e Poderosa

Irmãos, quando estive com vocês, anunciando-lhes o mistério de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vocês. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a fé que vocês têm não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus. (1 Coríntios 2:1-5, NAA)

Agradeço muito por essa passagem da carta de Paulo à igreja em Corinto, porque me ajuda a reconhecer uma tentação sutil e poderosa que tenho como líder de estudos bíblicos. Como muitas outras tentações, ela está enraizada em minhas inseguranças e em meu orgulho. Em vez de me contentar em me concentrar no aprendizado de meus alunos e me alegrar com isso, às vezes sinto um segundo desejo dentro de mim. Quero ser visto como um bom professor - não, um ótimo professor -, um professor inteligente, que torna as coisas memoráveis, que é poderosamente persuasivo, que é visto como inteligente e sábio. Senhor, perdoe-me por esse desejo egocêntrico de receber elogios e admiração dos outros!

Em contraste, Paulo aborda seu ministério de ensino em Corinto de uma maneira radicalmente diferente. Em um contexto em que os professores normalmente usariam artifícios retóricos sofisticados e argumentos racionais complexos na tentativa de persuadir as pessoas a aceitarem suas afirmações verdadeiras, Paulo vem com a simples mensagem do Evangelho. Ele vem como um arauto do Senhor, proclamando o que Deus fez por meio da morte de Cristo na cruz. Ele quer que a fé deles repouse na obra de convencimento de Deus em seus corações, e não na dependência de seu próprio ensino inteligente. Ele quer que ela cresça a partir do reconhecimento do poder de Deus e da obra do Espírito Santo, não do poder da persuasão humana. Paulo não se importa com o que eles pensam a seu respeito, mas se preocupa profundamente com a forma como eles reagem ao evangelho de Cristo.

Lembro-me de uma música de Honeytree (Nancy Hennigbaum) que aprendi, há muitos anos, quando era estudante na universidade. Como essa passagem, ela me convida a simplesmente declarar a mensagem do evangelho de Deus e a confiar em Seu poder e graça. A primeira estrofe de sua canção, “Simple Song”, é assim

Vou cantar uma simples canção; o significado será claro.
E você nunca terá que se perguntar quando estiver longe daqui

De onde venho e onde me posiciono

Sob a cruz de Jesus, segurando Sua mão marcada por pregos.1

Paulo sabe que a mensagem do Evangelho da vida e da morte de Jesus Cristo para nossa salvação, recebida pela graça, por meio da fé, pode parecer loucura para aqueles que estão imersos em uma cultura e em uma visão de mundo que glorifica a inteligência, a sofisticação filosófica e os argumentos cuidadosamente elaborados. Paulo é certamente um professor capaz e tem o treinamento para fazer uma apresentação mais sofisticada, mas ele não quer ser lembrado como um professor inteligente. Ele quer ser um instrumento por meio do qual o glorioso Evangelho de Deus seja compartilhado com os outros, permitindo que o Espírito Santo use essa mensagem para mexer com os corações e atrair as pessoas para a fé. Ele quer que essa seja a obra de Deus dentro delas.

Paulo depositou sua confiança no Evangelho, no poder de Deus e na obra do Espírito Santo no coração daqueles que o Senhor estava atraindo para a fé. Ele se contentou em proclamar uma mensagem simples sobre a misericórdia e a graça de Deus demonstradas na morte de Cristo na cruz. Ao ensinarmos, devemos nos esforçar ao máximo para tornar essa mensagem clara e responder às perguntas que as pessoas possam ter, mas lembrar que o poder de gerar a fé salvadora está no Espírito Santo, não em nosso ensino inteligente. Essa percepção nos leva a orar por aqueles a quem ensinaremos, para que Deus atue em seus corações, para que Seu poder seja a força persuasiva em suas vidas e para que o Espírito Santo os leve à fé. Oro para que isso seja verdade em seu ministério de ensino. Obrigado, Deus, pelo exemplo e incentivo de Paulo!

Pai, obrigado por me dar uma mensagem de esperança para proclamar - a morte de Cristo na cruz para a salvação daqueles que crerem Nele. Ajude-me a proclamar essa mensagem simples de forma clara, amorosa e sincera, para que outras pessoas vejam Sua misericórdia, graça e bondade em Cristo e respondam com fé ao Senhor. Que os resultados de meu ensino estejam fundamentados em Seu poder e trabalho na vida das pessoas, e não em minhas tentativas de persuasão ou inteligência. Quero que a glória vá para o Senhor, pois somente o Senhor é digno! Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Footnotes

  1. A canção “Simple Song” aparece no álbum de Honeytree em 1974, The Way I Feel, Myrrh label, copyright Word Music.

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora