O Alvo de Nosso Ensino
Quando eu estava de viagem, rumo à Macedônia, pedi a você que ainda permanecesse em Éfeso para admoestar certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim. Essas coisas mais promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé. O objetivo desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem hipocrisia. Algumas pessoas se desviaram destas coisas e se perderam em discussões inúteis, pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, porém, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais falam com tanta ousadia. (1 Timóteo 1:3-7, NAA)
Qual é o seu alvo ao liderar seu grupo de estudo bíblico? O que você gostaria de ver como resultado de seu ensino - resultados que o levariam a celebrar e dar graças a Deus? É um conhecimento maior da Bíblia por parte de seus alunos ou uma compreensão crescente da teologia? É uma maior obediência a Deus? Para mim, houve muitas ocasiões em que meu objetivo principal era simplesmente ajudar as pessoas a entender melhor uma passagem das Escrituras e ajudá-las a começar a ver algumas implicações na maneira como vivem suas vidas. Essa não é uma meta ruim e, às vezes, considerando o histórico e a idade das pessoas que ensinamos, o entendimento básico das Escrituras é o primeiro passo importante e necessário. Mas, se eu parar por aí, estarei perdendo o panorama geral e o objetivo maior que Deus tem para nós. É um erro fácil de cometer, mas Paulo sabia bem disso.
O que eu amo nessa passagem é a maneira como Paulo se concentra de forma muito clara e simples em três objetivos para o ministério de ensino que ele pede a Timóteo que busque. Mas, primeiro, ele alerta Timóteo acerca do ensino de alguns que se concentram em doutrinas estranhas, mitos e genealogias, descartando-os como um tipo de especulação que não é útil para os propósitos de Deus. Ele também adverte contra a discussão infrutífera de alguns que querem ser vistos como professores respeitados da Bíblia, embora realmente não saibam do que estão falando. Eles apreciam o respeito que recebem da comunidade proveniente do fato de serem professores, querem parecer inteligentes e saber muito sobre coisas espirituais. Mas, o resultado final de seus ensinamentos é inútil, na melhor das hipóteses, e potencialmente perigoso para aqueles que ensinam. Que Deus nos livre de sermos assim!
Por outro lado, Paulo se concentra em três objetivos interligados, tão relevantes para nós hoje em nossos ministérios de ensino quanto eram para Paulo e Timóteo. Os três se concentram em uma transformação interna da pessoa que Deus pode usar para moldar suas vidas em direção a uma fidelidade maior:
Um amor que procede de um coração puro. Por mais benéfico que o conhecimento crescente da Bíblia possa ser, esse não é o objetivo final. É um meio para atingir o objetivo maior da transformação do coração, que leva a viver mais plenamente o maior mandamento que é amar a Deus com tudo o que temos e amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 22:34-40). Paulo alerta em 1 Coríntios 8:1 que o mero conhecimento traz apenas “orgulho”, mas, que o amor “edifica”. Paulo quer que seus ensinamentos levem ao tipo de conhecimento crescente sobre Deus, que resulta em um amor maior por Ele e pelas pessoas que traz para nossas vidas. Se não conseguirmos isso, perderemos todo o objetivo de ensinar a Palavra de Deus.
Uma boa consciência. Nosso ensino da Bíblia tem o objetivo de nos ajudar a desenvolver uma consciência mais alinhada com o caráter moral de Deus. Quanto melhor entendermos e aceitarmos o que o Senhor identifica como moralmente certo e errado, o que Ele ama e odeia, o que deseja para nós e para as pessoas ao nosso redor, melhor poderemos viver da maneira que Deus quer que vivamos como Seus filhos. Nossa consciência foi formada por nossas experiências familiares, pela cultura ao nosso redor e pelo que fomos recompensados e punidos. Ao estudarmos a Bíblia, ao acolhermos as instruções de Deus, Ele pode treinar nossa consciência para refletir melhor Seu caráter.
Uma fé sem hipocrisia. Deus deseja aprofundar nossa fé, confiança, segurança e dependência nEle, o que leva a uma maior obediência a Ele. À medida que aprendemos mais sobre as histórias e os ensinamentos da Bíblia, isso precisa nos levar a uma fé maior em Cristo, uma fé que é vivida naturalmente em nossos dias, conforme damos novos passos de obediência em nossas escolhas e ações. Essa “fé sincera” nos leva a atos de amor e compaixão para com os outros, buscando e oferecendo perdão quando necessário, buscando a justiça e a reconciliação em nossas associações e comunidades. Tornar-se “rico em boas obras” (1 Timóteo 6:18) é o resultado de um coração purificado e desenvolvido em sua capacidade de amar os outros, uma consciência moldada por Deus para refletir melhor Seu caráter e uma fé genuína que leva a atos de amor, justiça e misericórdia.
Talvez não vejamos esses tipos de transformação interior em uma ou outra reunião de estudo bíblico, mas são essas as metas que precisamos perseguir, e celebrar ao vermos os sinais de pequenos progressos ao longo do caminho. Como as suas metas típicas de ensino se comparam a essas três metas que Paulo pede a Timóteo que busque? Que ajustes você precisa fazer em seu ensino para atingir melhor essas metas? Seja o que for, comece em sua próxima aula!
Pai, sei que o Senhor deseja a transformação interior de nossa natureza e caráter, não apenas um conhecimento maior da Bíblia e atitudes de obediência. Por meio do Espírito Santo e da Palavra, por favor, trabalhe em mim para que meu coração seja purificado, para que eu possa amar o Senhor e os outros mais plenamente, para que minha consciência se torne mais confiável, pois ela se ajusta melhor ao Seu próprio caráter, para que minha fé se torne tão forte e real que me leve a agir como o Senhor agiria neste mundo, por causa do amor que o Senhor está cultivando em mim. Então, que meu ensino reflita o trabalho que o Senhor realizou em meu próprio coração e seja usado por seu Espírito para atingir esses mesmos objetivos na vida daqueles que o Senhor me deu para ensinar. Assim, eu lhe darei graças e louvor! Amém.
Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved