Ensinando Aqueles que Podem Ensinar Outros

Quanto a você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros.

Relembre a todos essas coisas, dando testemunho solene diante de Deus, para que evitem brigas a respeito de palavras, pois isso não serve para nada, a não ser para prejudicar os ouvintes. Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Evite, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que se entregam a isso avançarão cada vez mais na impiedade. Além disso, a linguagem deles corrói como câncer. Entre esses estão Himeneu e Fileto… (2 Timóteo 2:1-2; 14-17, NAA)

Gostaria que você refletisse por alguns instantes nas pessoas que o ensinaram e o incentivaram em sua caminhada com Deus. Lembre-se do rosto dessas pessoas e do que elas fizeram e disseram que o impactou. Você consegue enxergá-las? Consegue se lembrar de como era estar perto delas e ouvi-las? Eu consigo, e me sinto animado ao pensar nelas. Cada um de nós tem pessoas que investiram em nós, incentivando nossa fé e fidelidade a Deus. Separe um tempo para dar graças a Deus por elas.

Paulo foi uma dessas pessoas na vida de Timóteo. Paulo conviveu com ele na segunda viagem missionária e convidou Timóteo para se juntar a ele e Silas em seu ministério. Por fim, depois de ministrarem juntos por algum tempo, Paulo deixou Timóteo em Éfeso para liderar e ensinar a congregação e combater alguns falsos ensinamentos que estavam ocorrendo ali. Timóteo estava com as mãos ocupadas, e suspeito que ele desejava que Paulo estivesse lá para resolver os problemas com os quais estava lidando. Mas agora Paulo estava na prisão e contava com Timóteo para usar tudo o que havia aprendido para responder de forma a fortalecer a igreja.

Paulo sabia que isso não era apenas uma questão de habilidade de Timóteo ou do quanto ele sabia e podia explicar. Paulo começa essa passagem pedindo a Timóteo que seja fortalecido pela graça que há em Cristo Jesus. Ele precisará da força de Deus para a tarefa que tem pela frente, e ele pode encontrar essa força através de seu relacionamento com Cristo. Pela graça, recebemos a força de que precisamos para as tarefas para as quais Deus nos chama a realizar. Paulo o direcionou para a fonte de sua própria força - estar unido a Cristo - que é o fundamento de seus esforços de ensino.

Depois, Paulo incentivou Timóteo a se lembrar dos ensinamentos que Paulo havia compartilhado em tantos lugares. Timóteo havia viajado com Paulo e o havia testemunhado por várias vezes explicar as boas novas do Evangelho, tanto aos judeus quanto aos gentios. Éfeso precisava dessa mensagem central do Evangelho! Embora eles já tivessem ouvido isso de Paulo, agora o apóstolo pede a Timóteo que lembre os efésios da Verdade do Evangelho e os advirta a não começarem a discutir sobre as nuances das palavras. Timóteo deveria continuar ensinando claramente essa mesma mensagem e equipando outros em Éfeso para que ensinassem fielmente a mensagem do Evangelho a outros. O objetivo de Paulo não era reunir grupos cada vez maiores para ouvir Timóteo falar, mas, multiplicar o ministério da Palavra, equipando outros para transmitir as mesmas verdades das Escrituras àqueles que precisavam ouvir.

Paulo também compreendeu que Timóteo precisava fazer mais do que apenas reproduzir as suas mensagens. Ele precisava elaborar seu próprio estudo da Bíblia e ensinar acerca de novas questões que, com o tempo, surgiriam. Timóteo precisava conhecer não apenas o conteúdo de certas partes familiares das Escrituras, mas também saber como estudá-las bem para que seu ensino estivesse enraizado na Palavra de Deus, e não apenas em suas próprias reflexões. Timóteo fazia esse estudo profundo e ensinava diante de Deus, e Paulo queria que ele recebesse a aprovação do Senhor por seus esforços de ensino, e não se envergonhasse de fazê-lo mal. Paulo comparou esse tipo de esforço de ensino com aquele que alguns outros estavam fazendo, chamando-os de “falatórios inúteis”, que minava, em vez de incentivar o crescimento da piedade. Isso contaminava o corpo da mesma forma que a gangrena se espalha para o tecido saudável ao redor de uma ferida infectada. A imagem de Paulo é clara - o ensino pode edificar o corpo de Cristo para que ele seja saudável ou pode destruí-lo, infectando-o até que ele não possa mais funcionar.

Essa passagem me encoraja e me estimula a lembrar como é importante o estudo cuidadoso das Escrituras antes de conduzir um estudo bíblico, e me lembra de buscar a graça e a força de Deus enquanto me preparo e lidero. Devo me dedicar ao estudo e à oração. Também devo me lembrar de que não estou apenas ensinando as pessoas desse grupo. Estou preparando-as para ensinar outras pessoas, e as coisas que ensino podem ser passadas adiante se algumas delas liderarem estudos bíblicos futuros (assim como plantar uma semente produz colheitas futuras). Devo mostrar-lhes como estudar as Escrituras, para que estejam equipados para manejar corretamente a Palavra de Deus, não apenas para transmitir minha interpretação. Isso acrescenta outro aspecto ao meu ministério de ensino - que devo estar atento a essas metas de longo prazo, não apenas à lição imediata que tenho diante de mim.

Sou grato por seu ministério de liderança em sua turma de estudo bíblico. Oro, como Paulo, para que você seja fortalecido pela graça que há em Cristo Jesus. Oro para que seu ensino transmita a história do Evangelho de maneira clara e convincente, e que Deus o use para equipar outras pessoas para que façam o mesmo!

Pai, sou muito grato pelos homens e mulheres que me ensinaram a Sua Palavra, que me ensinaram a estudá-la e a ensiná-la a outras pessoas. Peço que O Senhor seja minha força, que Sua graça me dê coragem e sabedoria ao estudar e ensinar. Ajude-me a continuar aprendendo a estudar bem as Escrituras, para que meu ensino edifique Sua igreja e capacite outras pessoas a levar essa mensagem adiante em seu próprio ensino. Dou a Ti todo o louvor e ações de graças. Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora