Deus Nosso Mestre

Faze-me conhecer os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia. Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade. Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó Senhor. Bom e reto é o Senhor, por isso aponta o caminho aos pecadores. Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos. (Salmos 25:4-10, NAA)

As Escrituras retratam Deus de muitas maneiras diferentes, revelando diferentes aspectos de Seu caráter e de Seu relacionamento conosco. As imagens de Deus como pastor, pai, marido, rei, juiz e redentor são comuns, e valorizamos a forma como Ele se relaciona conosco dessas maneiras. Neste salmo e em outros, Davi reflete acerca de Deus como seu Mestre. É uma bela imagem e há muito que preciso aprender com ela.

Primeiro, eu amo a maneira com a qual Davi se aproxima de Deus e pede que Ele o ensine. O salmista reconhece e confessa que seu comportamento passado é errado e apela a Deus, em Seu amor inabalável, para que tenha misericórdia dele e lhe ensine “os seus caminhos”. Ele reconhece o bom caráter de Deus e expressa confiança de que o Senhor realmente ensinará a ele, um pecador, o Seu caminho. Deus não é meramente um juiz que nos pesa e nos considera falhos, Ele está ansioso para nos ensinar o que é certo e nos conduzir a um modo de vida melhor. Ao me preparar para ensinar ou liderar um grupo de estudo bíblico, é bom confessar minhas falhas diante de Deus e apelar para o Seu amor inabalável demonstrado na morte e ressurreição de Cristo por mim. Meus fracassos passados não precisam impedir meu aprendizado no presente, e isso também é verdade para aqueles que ensinamos. É bom que reservemos um tempo para orar, confessando nossas falhas e expressando nosso desejo de aprender a fazer melhor.

Também me chama a atenção o fato de que uma medida de humildade é a base do aprendizado. Você já tentou ensinar alguém que achava que já sabia tudo? Você sabe o quanto isso é difícil e o pouco progresso que faz, até que o aluno reconheça que realmente não sabe tudo o que precisa saber. Isso é verdade para mim e para todos nós. Somente quando reconheço uma necessidade é que me abro para aprender. Davi sabe o suficiente para reconhecer que falhou, e sua única esperança está em um Deus paciente e amoroso que esqueceria suas falhas e o conduziria ao que é certo. Nós também precisamos começar a partir desse ponto em nosso próprio relacionamento com Deus. Devemos nos dirigir a Ele como nosso professor sábio e amoroso, reconhecendo que Ele sabe mais do que nós e é capaz de nos ensinar Seus caminhos. Uma dose saudável de humildade torna o aprendizado possível. Precisamos orar assim, não apenas por nós mesmos, mas por todos aqueles a quem ensinamos. À medida que aprendo com Deus e descubro que Ele está transformando minha própria vida, só então tenho algo significativo para compartilhar com aqueles que lidero no estudo da Bíblia. À medida em que as pessoas que ensino reconhecem sua necessidade de aprender e a capacidade de Deus de ensiná-las por meio de Sua Palavra, então elas estarão realmente abertas à obra transformadora do Espírito Santo dentro delas. Tudo começa com a humildade.

Davi reconhece que o SENHOR é o Deus da sua salvação, mas ele quer mais do que isso. Ele quer que Deus seja seu professor, que o guie no caminho certo da vida. Davi está confiante de que o Senhor está pronto e disposto a instruí-lo por causa da Sua bondade, amor inabalável e fidelidade ao Seu povo. E quanto a você? Está ansioso para que Deus o ensine e o conduza nos caminhos dEle? Se sim, há esperança para o seu próprio crescimento devido ao amor inabalável de Deus por você, e há esperança de que você possa ser um bom professor, pois será um exemplo vivo de alguém desejoso por aprender com o Senhor.

Volto sempre a essa passagem, e incentivo você a fazer o mesmo. Todos nós precisamos ser lembrados de quem Deus é, de Seu caráter e de nossa carência de um Salvador que nos ensine e nos conduza de uma maneira melhor. Agradeça a Deus por Seu amor inabalável e Sua fidelidade, e mantenhamos um coração humilde!

Senhor Deus, obrigado por sua salvação pela graça por meio da fé na obra consumada de Jesus Cristo em nosso favor. Obrigado por seu amor inabalável e sua fidelidade, e por sua paciência com meu crescimento lento. Por favor, que o Senhor nunca pare de me ensinar e me guiar em seu caminho. Ajude-me a manter um coração aberto e humilde, pronto para aprender com o Senhor e para segui-lo em sua direção. Que meus próprios ensinamentos sejam um reflexo de seu amor paciente por mim e que eu seja um exemplo de aprendiz humilde, compartilhando o que aprendi do Senhor com outras pessoas e incentivando-as a segui-lo conforme o Senhor dirige. Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora