Deixando a Palavra de Cristo Habitar Ricamente em Você

Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros. Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos. Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Colossenses 3:12-17, NAA)

A igreja de Colossos, assim como outras em que Paulo ministrou, era formada por um grupo bastante diversificado de pessoas - judeus, gregos, cidadãos romanos e outros que não possuíam status, escravos e pessoas livres, homens e mulheres. Provenientes de diferentes origens, mas agora unidos em Cristo. Embora tudo fizesse parte do projeto de Deus para o Corpo de Cristo, essa diversidade poderia naturalmente levar a conflitos, mal-entendidos, julgamentos e divisões. Como Paulo reconhece que Deus os escolheu para fazer parte do Seu corpo, ele os exorta a praticar a paciência, a bondade, a humildade, a mansidão e a ter compaixão uns pelos outros. Ele também reconhece que conflitos acontecerão e os conclama a perdoar uns aos outros como Deus os perdoou, a se revestirem de amor e a deixarem a paz de Cristo reinar em seus corações, o que leva à harmonia em meio à diversidade. Embora tenha sido escrita há muito tempo, a igreja precisa dessa mesma mensagem hoje. Com muita facilidade, nossas diferenças podem nos afastar, quando Deus quer que sejamos um só corpo, vivendo uma vida de amor, perdão e harmonia em meio à nossa diversidade. Paulo prossegue compartilhando um meio de promover esse tipo de unidade, que é a maneira como passamos tempo juntos na Palavra.

Essa passagem nos lembra de forma contundente a razão de ser importante que os cristãos estudem e entendam as Escrituras. Não é para que os outros nos vejam como inteligentes ou entendedores, ou para termos satisfação pessoal ao descobrirmos partes difíceis (como decifrar um romance de mistério ou um quebra-cabeça). Pelo contrário, é para que estejamos equipados para ensinar e admoestar uns aos outros com sabedoria, ministrando mutuamente a Palavra de Deus. Dietrich Bonhoeffer, em Life Together (Vivendo Juntos, tradução livre), publicado por Harper & Row, em 1954, explica por que Deus nos dá Sua Palavra e como devemos usá-la para suportar uns aos outros.

[Mas Deus colocou essa Palavra na boca dos homens para que ela pudesse ser comunicada a outros homens. Quando uma pessoa é tocada pela Palavra, ela a compartilha com outras. Deus desejou que buscássemos e encontrássemos Sua Palavra viva no testemunho de um irmão, na boca do homem. Portanto, o cristão precisa de outro cristão que fale a Palavra de Deus para ele. Ele precisa desse irmão repetidamente quando fica inseguro e desanimado, pois sozinho ele não pode se ajudar sem desvirtuar a verdade. Ele precisa de seu irmão homem como portador e proclamador da palavra divina de salvação. Ele precisa de seu irmão somente por causa de Jesus Cristo. O Cristo em seu próprio coração é mais fraco do que o Cristo na palavra de seu irmão; seu próprio coração é incerto, o de seu irmão é seguro. (pp. 22-23)]{.mark}

Ao conduzir o seu grupo de estudo bíblico, você não está apenas levando-os a entender e aplicar as Escrituras em suas próprias vidas, mas está equipando-os para ministrar a Palavra de Deus uns aos outros. Você está multiplicando o ministério da Palavra, e é importante que eles adquiram uma visão de como Deus pode usá-los para ensinar e admoestar uns aos outros. Ler e refletir sobre essa passagem juntos pode ser uma boa maneira de começar.

Uma poderosa forma de falarmos da Palavra de Deus uns aos outros é por meio das músicas que cantamos juntos, seja uma canção das Escrituras ou outra música de adoração que resuma verdades bíblicas importantes. Quando nos reunimos em torno da Palavra, reservando um tempo para cantar salmos, hinos e cânticos espirituais, ensaiamos e afirmamos as verdades da Palavra, incentivando uns aos outros à luz dessas verdades. A música nos ajuda a recordar as letras, ajudando-nos a lembrar partes da Bíblia e verdades pelas quais precisamos viver. (Por exemplo, quantas canções comerciais você se lembra de sua infância? Os publicitários conhecem e usam o impacto da música para nos ajudar a lembrar de seus produtos). Encontrar e usar canções que enfatizem o trecho das Escrituras que o seu grupo está estudando é uma maneira de ajudá-los a se lembrar do que estão aprendendo, de falar essas verdades uns aos outros e de incentivar uns aos outros.

Tudo começa com a permissão para que a Palavra de Cristo habite ricamente em você! Ao se preparar para liderar seu grupo, passe um tempo de qualidade na Palavra e permita que Deus te ensine primeiro, para que você possa ensinar aos outros a partir da obra que o Senhor está realizando em sua própria vida. Por sua vez, encoraje seus alunos a permitir que a Palavra habite neles, moldando, com o passar do tempo, seu entendimento, seus desejos e sua resposta em obediência. Dessa forma, Deus os equipará para que falem de Sua Palavra uns aos outros, plantando sementes que multiplicam o ministério da Palavra.

Pai, obrigado por aqueles que me transmitiram a Sua Palavra, incentivando-me a buscar o tipo de unidade, amor e paz que o Senhor deseja em Seu corpo. Ajuda-me a acolher a Sua Palavra em minha vida, permitindo que ela habite em mim ricamente, para que eu possa me tornar mais parecido com o Seu Filho, Jesus, e estar equipado para ensinar, admoestar e incentivar outras pessoas com a Sua Palavra. Que as músicas que cantamos juntos, com corações agradecidos, declarem a mensagem das Escrituras e incentivem nossa resposta de obediência ao Senhor. Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora