Cumpra o seu Ministério
Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu Reino, peço a você com insistência que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Mas você seja sóbrio em todas as coisas, suporte as aflições, faça o trabalho de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério. (2 Timóteo 4:1-5, NAA)
Com frequência ouço dizer que o modo de se preparar para identificar dinheiro falso é passar algum tempo examinando atentamente o dinheiro verdadeiro. A ideia é que, quanto mais você se dedicar a estudar os detalhes de uma nota verdadeira, mais fácil será notar quando alguém lhe entregar uma falsa. Acho que essa estratégia para identificar dinheiro falso se encaixa bem nas instruções de Paulo a Timóteo. Como você pode ajudar as pessoas a identificarem um falso ensinamento? Auxiliando-as a compreender de forma profunda a mensagem das Escrituras. Dedicar tempo para ajudar as pessoas a conhecerem bem a Bíblia, permitir que ela as desafie e as transforme, as prepara para discernir quando algum ensinamento está errado.
Uma vez que Paulo está na prisão, ele não pode ir ajudar a igreja em Éfeso. Timóteo está lá para liderar a igreja e dar continuidade ao ministério de ensino que Paulo não pode mais realizar pessoalmente. Paulo sabe que haverá falsos mestres em Éfeso que tentarão reunir seguidores e desviar as pessoas da mensagem do Evangelho. O apóstolo envia uma carta a Timóteo, com uma estratégia para combater o ensino enganoso. Assim, ele encoraja Timóteo a pregar intensamente a Palavra, em todos os momentos, para que a sua igreja esteja imersa na Verdade. Timóteo deve repreender tanto o entendimento quanto o comportamento errôneo à luz do que as Escrituras ensinam, e oferecer encorajamento quando a compreensão e as ações das pessoas estão de acordo com a Palavra de Deus. Tanto a correção quanto o incentivo são aspectos importantes de nosso estudo conjunto da Bíblia. Estudamos as Escrituras para corrigir os nossos mal-entendidos, comportamentos incorretos e para incentivar os passos positivos dos outros na direção certa.
Paulo também encoraja Timóteo a ser paciente, dedicando tempo para ensinar, não apenas para dar sermões às pessoas. Com o tempo, Deus usa a instrução paciente e persistente para impactar a mente e o coração das pessoas, à medida que elas refletem sobre como o entendimento que tiveram no passado moldou seu comportamento e o que o Senhor deseja delas e para elas agora. Em Romanos 12:2, Paulo destaca a importância de não nos conformarmos com este mundo, mas, de sermos transformados pela renovação de nossas mentes. Em sua carta a Timóteo, Paulo o exorta a auxiliar na renovação da mente das pessoas da igreja em Éfeso, prosseguindo em ensinar a elas, pacientemente, a Palavra de Deus. À medida que suas mentes forem renovadas, elas poderão reconhecer e resistir mais facilmente à influência de falsos mestres que tentarão desviá-las do caminho certo.
Paulo descreve como as pessoas tendem a gravitar em torno de mestres que “se adaptam às suas próprias paixões”, o que é tão verdadeiro hoje quanto era na época de Paulo. Todos nós gostamos de um mestre com quem concordamos e que não nos desafia a mudar. Pode ser fácil seguir alguém que nos diz que estamos bem e que podemos fazer o que quisermos. É mais desafiador ser um mestre que fala com amor sobre correção, que aponta onde Deus quer usar as Escrituras para nos ensinar e nos fazer crescer. Paulo adverte Timóteo de que ele também passará pelo mesmo desafio e conclui essa seção com uma admoestação para que Timóteo mantenha a cabeça fria, suporte o sofrimento que virá, continue a compartilhar o Evangelho com os outros e persevere em seu ministério.
Não sei como funciona no lugar onde você mora, mas, eu vivo em uma cultura em que a maioria das pessoas pensa muito pouco em Deus e não aceita a correção da Sua Palavra. Elas preferem muito mais ouvir de pessoas que as tranquilizam de que não precisam mudar, que suas crenças e estilo de vida são ótimos - que elas devem ser autênticas em relação a quem querem ser. Da perspectiva delas, não há um padrão moral objetivo a ser seguido. Como Timóteo, oferecemos uma mensagem do Evangelho sobre nossa natureza pecaminosa e nossa necessidade de perdão e transformação. Por meio do estudo das Escrituras, passamos a entender tanto a justiça de Deus quanto Sua grande compaixão, misericórdia e graça para conosco por meio de Jesus Cristo. Devemos continuar a conduzir estudos bíblicos nos quais as pessoas possam ler e ouvir a verdade sobre quem é Deus e a respeito de Sua perspectiva acerca de nossas vidas. Assim, poderemos entender tanto a graça do perdão por meio da fé quanto a graça do crescimento por meio da obra do Espírito em nós, ao aprendermos e obedecermos aos Seus ensinamentos nas Escrituras. Somente a instrução paciente e persistente pode ajudar as pessoas a evitar o ensino falso. Que Deus continue a usá-lo para fortalecer a Igreja dessa maneira!
Pai, eu lhe agradeço pela sua Palavra, as Escrituras, que me conduziram à fé em Cristo e como o Seu Espírito as usa para me corrigir e encorajar enquanto me esforço para andar em maior obediência a Ti. Por favor, ajuda-me a continuar a ensinar Sua Palavra pacientemente, a suportar qualquer sofrimento que possa vir por causa dela e a cumprir o chamado que Tens para mim ao liderar meu grupo de estudos bíblicos. Por favor, use meus esforços para fortalecer Sua Igreja e protegê-la de falsos ensinamentos. Amém.
Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved