Conhecer O Amor de Deus

Por essa razão, eu me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toda a família, nos céus e na terra, recebe o nome. Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um. E assim, pela fé, que Cristo habite no coração de vocês, estando vocês enraizados e alicerçados em amor. Isto para que, com todos os santos, vocês possam compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que vocês fiquem cheios de toda a plenitude de Deus.

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! (Efésios 3:14-21, NAA)

Eu amo a oração de Paulo em favor da igreja de Éfeso. Nessa carta, como nas outras, Paulo procurou abordar desafios específicos que a igreja estava enfrentando, coisas importantes que eles precisavam entender e maneiras pelas quais suas vidas precisavam mudar para se adequar plenamente ao que Deus desejava deles. Paulo sabia que tinha de abordar todos esses aspectos importantes, porém, mais do que isso, ele desejava algo muito maior, algo mais importante e transformador para eles.

Paulo sabia que a vida de um seguidor de Cristo não era apenas saber as coisas certas (ortodoxia) e fazer as coisas certas (ortopraxia), mas estar em um relacionamento com Deus no qual o Seu poder, por meio do Espírito Santo, estaria agindo dentro deles para fortalecê-los e fundamentá-los em Seu amor. Paulo orava para que o Senhor habitasse neles de maneira poderosa, sendo o principal fruto dessa habitação a capacidade de conhecer a vastidão do amor de Cristo e de ser preenchido com a plenitude de Deus.

A oração de Paulo me desafia a refletir sobre como costumo orar pelas pessoas que estou liderando em um estudo bíblico. Se eu for honesto comigo mesmo, na maioria das vezes oro para que eles estejam abertos para aprender, para que Deus use a lição para ajudá-los a crescer na fé e na fidelidade a Ele. Essas são coisas boas para se orar e tenho visto o Senhor responder a essas orações repetidas vezes. Entretanto, o que não costumo orar é para que as pessoas que ensino estejam enraizadas e fundamentadas no amor ou que tenham a força para compreender a vastidão insondável do amor de Deus por elas em Cristo. A oração de Paulo me leva a considerar o que pode estar faltando em minhas orações pelos meus alunos.

Reler e meditar sobre a oração de Paulo me dá uma ideia do motivo pelo qual ele acreditava que essas coisas eram tão importantes para orar pela igreja em Éfeso e, por sua vez, por nós hoje. Quando ensinamos apenas crenças e comportamentos corretos, as pessoas podem buscar essas coisas por um momento, mas, com o passar do tempo, podem se distrair e suas convicções podem se esvair ou enfraquecer. Precisamos de uma força poderosa e motivadora que nos permita, ao longo do tempo, perseverar na busca do conhecimento e do comportamento correto quando as coisas estiverem difíceis ou quando os outros nos criticarem. Precisamos da poderosa motivação do amor de Deus por nós, experimentado por meio de Cristo, para viver bem nossa fé, apesar das dificuldades ou distrações. Quando experimento e compreendo algo do amor imensurável que Deus tem por mim, minha alma responde com gratidão e obediência. À medida que conhecemos esse amor, Deus nos preenche com Sua plenitude e nos tornamos mais abertos à Sua obra transformadora.

[Paulo conclui sua oração afirmando a capacidade de Deus de realizar muito mais do que podemos imaginar à medida que Seu poder opera em nós por meio do Espírito Santo. Esse poder transformador gera uma mudança real, e o ponto de partida para essa mudança é estarmos enraizados e fundamentados no amor de Deus por nós. Quando começamos a compreender esse grande amor, ele nos ajuda a responder da mesma forma, com um amor que nos move na direção da obediência e do crescimento.]{.mark}

Lembro-me de uma garota que certa vez me disse que acreditava que Deus amava todas as outras pessoas, mas que Ele não a amava, não podia amá-la. Eu e outras pessoas tentamos amá-la e convencê-la do amor de Deus, mas ela não respondeu. Em sua incapacidade de acreditar e aceitar o amor do Senhor, ela desistiu de segui-LO e se afastou do ministério de jovens em que eu estava envolvido. Lamentei sua partida.

Acreditar e entender algo do grande amor de Deus por nós é fundamental para nossa caminhada com Ele e um catalisador para o crescimento espiritual. Ao orar por aqueles que você ensina ou lidera no estudo da Bíblia, certifique-se de orar como Paulo fez, para que eles estejam enraizados e fundamentados no amor, para que o Espírito Santo trabalhe poderosamente dentro deles e que assim vejam esse amor com mais clareza e estejam abertos à obra transformadora de Deus.

Pai, fico maravilhado com seu amor inabalável por mim! Ao estudar a Bíblia e procurar conhecê-lo melhor, ajude-me a crescer em minha compreensão e apreciação da grandeza de seu amor, e que isso me leve a amá-lo melhor e a segui-lo mais plenamente. Oro para que aqueles a quem ensino obtenham mais do que mero conhecimento e mudanças de comportamento. Que eles cresçam em seu conhecimento experimental de seu amor por eles, e que isso se torne o poder dentro deles que realiza mais do que eles podem imaginar. A você seja a glória! Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora