Concentrados no Bem, Colocando em Prática Aquilo que Aprendemos

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês. O que também aprenderam, receberam e ouviram de mim, e o que viram em mim, isso ponham em prática; e o Deus da paz estará com vocês. (Filipenses 4:8-9, NAA)

Pense em quem foi um de seus melhores líderes de estudo bíblico? O que o tornou tão memorável? Quando faço essas mesmas perguntas a mim mesmo, é interessante saber quem me vem à mente. Alguém que era professor de matemática da minha faculdade organizava um grupo de estudo bíblico em sua casa nas noites de domingo. Ele gaguejava (exceto quando orava ou cantava) e não era um estudioso da Bíblia, mas nos conduzia, pelo exemplo, a levar a sério as passagens das Escrituras que estudávamos, a nos comprometermos a vivê-las e a enfrentar honestamente nossos desafios, fracassos e sucessos. Não nos apressamos em ler o texto, mas nos detivemos nas áreas em que Deus desejava alguma resposta fiel de nossa parte. Todas essas coisas boas tiveram um impacto, mas quando penso cuidadosamente acerca dessas experiências, também reconheço que sua franqueza sobre sua própria caminhada com Deus e a maneira como ele demonstrou um compromisso de mudar e seguir Deus de perto me deram um exemplo a seguir e uma esperança real de que Deus poderia fazer a mesma obra em mim.

Outra pessoa que me vem à mente é um professor do Novo Testamento que tive na faculdade. Ele era um bom estudioso da Bíblia e conhecia muito bem o material que estávamos estudando. Em alguns casos, aprender com um estudioso de seu calibre poderia ser intimidador, mas, esse não era o caso dele. Ele era um modelo para nós de grande amor por Deus, dependência e desejo de segui-Lo de perto em sua própria caminhada. Ele começava cada aula com uma oração, e eu achava essas orações profundamente comoventes, um modelo para minha própria vida de oração e um incentivo para meu coração amar e seguir a Deus em toda a minha vida. Eu sempre esperava ansiosamente pela aula, só para poder ouvi-lo orar. Ele era um excelente professor e demonstrava o mesmo espírito de amor e dependência de Deus enquanto estudávamos para entender o texto e aprender com Deus.

Na última parte da carta de Paulo aos filipenses, ele abordou uma série de questões na igreja. Ao terminar, ele os encorajou a concentrar seus pensamentos em coisas boas, coisas dignas de louvor, sabendo que as pessoas geralmente ficam desanimadas quando ficam fixadas em seus desafios e nas coisas difíceis que acontecem ao seu redor. Mas, ele não os encorajou com um simples “tenham pensamentos felizes”. Ele também os incentivou a se lembrarem do que haviam aprendido com ele, e que o aprendizado não era apenas uma questão de conhecimento, mas também de exemplo, como as duas pessoas que descrevi acima. Paulo os convocou a se lembrarem daquilo que aprenderam com ele, do que viram nele, e a colocarem essas coisas em prática. Paulo sabia que o poder de um professor não vem apenas de suas palavras, mas também de como ele vive - que tanto as palavras de ensino quanto o exemplo vivo são fontes de aprendizado e mudanças de comportamento. Precisamos nos lembrar disso em nossos próprios esforços de ensino. Tanto o que dizemos quanto o que fazemos afetam aqueles a quem lideramos e ensinamos, e nossas ações influenciam e incentivam uma maior abertura para aprender com o que dizemos.

Ao refletir em seu ministério de ensino da Bíblia, você se sente à vontade para incentivar seus alunos a aprender, tanto com o que você diz quanto com o que eles observam em sua vida? Sabemos que nenhum de nós é um exemplo perfeito daquilo que ensinamos, mas você consegue incentivá-los a se esforçarem pelas coisas que você está se esforçando? Você compartilha as áreas em que Deus o está ajudando a crescer? Paulo entendia que a maneira como ele vivia fazia parte do “currículo” de seu ensino, não apenas do conteúdo que ele ensinava. Isso deve nos humilhar e nos levar a orar pedindo a ajuda de Deus para sermos um exemplo positivo daquilo que ensinamos. Por esse motivo, nossa transformação pessoal pela obra do Espírito Santo é tão importante, e é por isso que precisamos aprender e colocar em prática o que lemos nas Escrituras como base para ensiná-las a outras pessoas.

Separe um tempo para se lembrar dos professores e líderes de estudos bíblicos que Deus usou para impactar sua vida. Ore para que Deus o ajude a desenvolver algumas dessas mesmas qualidades ao ensinar e liderar outras pessoas, e “o Deus da paz estará com você”. Que promessa maravilhosa!

Pai, eu Te agradeço por aqueles que me ensinaram Sua Palavra e foram exemplos de uma vida comprometida com a prática do que aprenderam e ensinaram. Ajude-me a ensinar bem, porém, mais do que isso, ajude-me a ser um exemplo de alguém que aprende com O Senhor, comprometido em praticar o que me ensinas, para que outros possam aprender, tanto com o que ouvem de mim quanto com o que observam em mim. Obrigado por Sua poderosa graça que atua em mim para me transformar, passo a passo. Perdoa-me por aqueles momentos em que não Te sigo bem. Todo louvor a Ti por todo crescimento em minha vida! Amém.

Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved

Inscreva-se em nossa mailing list

Sua inscrição não pode ser efetivada. Por favor, tente novamente.
Inscrição efetivada com sucesso!

Adquira o livro

Compre Agora