Aprendendo e Crescendo a Cada Dia
Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos. (Atos 2:41-47, NAA)
Essa passagem se encontra no final da incrível história do Pentecostes, quando o Espírito Santo veio sobre os apóstolos reunidos como um vento forte e os capacitou a falar em outras línguas. Enquanto eles falavam, os judeus de várias nações que haviam se reunido em Jerusalém durante o Pentecostes, ou Festa das Primícias, puderam ouvir e entender em seu próprio idioma as poderosas obras de Deus realizadas na morte e ressurreição de Jesus. Essa festa, realizada 50 dias depois da Páscoa, era uma das três festas da peregrinação, em que os homens judeus iam a Jerusalém trazendo ofertas. [Ela]{.mark} trazia judeus de muitas nações para Israel. Era uma festa alegre que celebrava a colheita, e Deus escolheu essa reunião para ser o ponto de partida do ministério dos apóstolos. A reação da multidão aos apóstolos foi mista: a maioria ficou espantada e perplexa com o que ouviu, mas outros zombaram dos apóstolos, atribuindo seu comportamento estranho ao excesso de vinho.
Nesse momento, Pedro, o apóstolo que Jesus encarregou de “apascentar as minhas ovelha” (João 21:15-17), pregou um sermão poderoso, declarando que Jesus de Nazaré, a quem eles haviam crucificado, havia ressuscitado dos mortos. Ele era o Cristo, o Salvador e o Senhor [profetizado]{.mark}, e o que eles estavam vendo e ouvindo naquele dia era o cumprimento da promessa [do Espírito Santo que Deus havia enviado.]{.mark}
No início desta passagem, vemos que muitas pessoas responderam com fé, e cerca de três mil foram batizadas naquele dia. Essa foi uma resposta surpreendente à mensagem evangelística de Pedro, e acho que o que ele e os outros apóstolos fizeram em seguida é muito instrutivo para meu próprio ministério de ensino. Mais ovelhas haviam se juntado ao rebanho, mas precisavam ser alimentadas para que pudessem crescer em sua nova fé.
A passagem nos diz que esses novos crentes se dedicaram ao ensino dos apóstolos, à comunhão [dessa]{.mark} nova comunidade, a compartilhar refeições uns com os outros e a orar juntos. Eles dividiam seus recursos para cuidar das necessidades uns dos outros, adoravam no templo e se reuniam nas casas para refeições em comum, louvando a Deus. Em tudo isso, eles tinham o favor do povo de Jerusalém, e cada vez mais pessoas passaram a ter fé em Cristo por meio de seu testemunho e exemplo. Que experiência poderosa e surpreendente!
Às vezes, na igreja, sentimos uma certa tensão entre nossos esforços para compartilhar a mensagem do evangelho com outras pessoas e para ensinar ou “discipular” aqueles que já responderam com fé. Qual é a prioridade que devemos dar a cada aspecto? Aqui, em Atos 2, vemos um bom exemplo de como os apóstolos lidaram com isso. Eles começaram com uma forte ênfase evangelística ao compartilhar o evangelho com o povo no Dia de Pentecostes e deram continuidade a essa mensagem inicial com o ensino diário nos pátios do Templo. Todos os novos crentes se dedicaram a esse ensino, à comunhão e à oração e, por sua vez, influenciaram outros a depositarem sua fé em Cristo.
Acho útil pensar no evangelismo como um procedimento “obstétrico”, o parto de um novo bebê que chegou a termo. O médico não cria o bebê, Deus o faz, mas o médico ajuda no parto quando é o momento certo e garante que ele comece a vida com segurança. Mas os bebês recém-nascidos têm muitas necessidades, e eu gosto de pensar no discipulado como a “pediatria”, fornecendo cuidados e dieta adequada para ajudar o novo bebê a crescer de forma saudável. Os apóstolos entenderam que ambos os aspectos de seu ministério eram importantes e continuaram a proclamar a mensagem do evangelho e a ensinar a esses novos discípulos tudo o que Jesus havia ordenado, exatamente como Ele lhes disse (Mateus 28:16-20).
Quero que meu ministério tenha essas mesmas prioridades e tenha o mesmo cuidado com os novos crentes que os apóstolos tiveram. Com muita frequência, acontecem reuniões evangelísticas em que as pessoas c[hegam à fé em Cristo]{.mark}, mas, recebem um acompanhamento limitado para apoiá-las, firmá-las e alimentá-las como novos crentes. Por outro lado, muitas vezes continuamos a alimentar as ovelhas que temos, sem olhar para além de nosso próprio rebanho, para quem mais precisa ouvir a mensagem do evangelho e ser convidado para o rebanho de Deus. Acho que me inclino muito para o lado da pediatria e preciso dar mais prioridade à obstetrícia. Gosto da oportunidade de ensinar, da comunhão, de orar com meus irmãos e irmãs em Cristo, mas preciso de uma visão maior sobre como levar a mensagem do evangelho a outras pessoas que precisam ouvi-la.
E quanto a você e sua igreja? Ao ler sobre os apóstolos e a maneira como eles lançaram seu ministério de fazer discípulos, que aspectos se refletem bem no ministério de sua igreja e em seu próprio ministério de ensino? Onde Deus poderia querer que você se estendesse para além de sua ênfase habitual? Que Deus lhe dê um desejo e uma compreensão crescentes de como ver os dois aspectos - obstetrícia e pediatria - refletidos bem em seu ministério.
Pai, é animador ver Pedro estar preparado na ocasião e compartilhar da mensagem do evangelho com a multidão no Pentecostes. O Senhor o transformou em um corajoso evangelista e professor do seu evangelho. Oro para que o Senhor faça a mesma obra transformadora em mim, dando-me mais clareza e confiança para compartilhar a mensagem do Evangelho e para alimentar as ovelhas do seu rebanho, dando-me a oportunidade de apoiar aqueles que o Senhor t[rouxe à fé]{.mark}. Que o Senhor seja glorificado em tudo isso, e que outras pessoas [que]{.mark} vejam sua obra transformadora em nossas vidas [e]{.mark} desejem conhecê-lo, o Deus que redime e transforma. Amém.
Copyright 2023, Kevin E. Lawson, All Rights Reserved